O deputado federal Ruy Carneiro comemorou a aprovação do Projeto de Lei (PL) que proíbe a realização de tatuagens em animais com fins estéticos. De acordo com o texto, o ato será sujeito a detenção de três meses a um ano e multa. A proposta segue para análise do Senado.
O voto de Ruy Carneiro foi favorável à aprovação do projeto. O parlamentar explicou que “Como defensor da causa animal, sou contra a qualquer tipo de ato que possa causa dor ou prejuízo. Na falta de bom senso é necessária a legislação para punir esses agressores”.
O texto deixa claro que a proibição se aplica apenas a tatuagens e piercings realizados por motivos estéticos em cães e gatos. O objetivo é evitar qualquer questionamento sobre a legalidade de procedimentos utilizados na identificação, rastreabilidade e certificação de animais de produção do agronegócio – bois, cavalos e porcos.
Veterinários afirmam que além de provocar dor, as tatuagens expõem cães e gatos a diversas complicações, ruy e ao material utilizado na tatuagem, dermatites, infecções, cicatrizes, queimaduras, irritações crônicas e, em alguns casos, até necrose da pele. Os piercings, além da dor e do risco de infecção, aumentam a possibilidade de ocorrência de acidentes”, disse.
Mesmo com a aprovação do projeto, Ruy Carneiro afirma que vai defender que a limitação da proibição seja ampliada a todos os animais.
Assessoria