Encerrando com saldo positivo o ano de 2013, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), articulou a liberação de mais de R$ 71 milhões para à Paraíba.
Os recursos, oriundos de vários ministérios onde Vital tem trânsito livre, são destinados para ações realizadas em vários municípios paraibano em todas as áreas, principalmente na saúde, educação, visando a melhoria na qualidade de vida da população.
Boa parte dos recursos já foi liberado e outro montante está empenhado, mas bem encaminhado. Na última semana do ano, Vital do Rêgo passou boa parte do tempo percorrendo os Ministérios em Brasília no sentido de acelerar a liberação dos recursos.
Aquisição de patrulha mecanizada, aquisição de ônibus escolares para mais de 50 municípios; recursos para a construção de poços; e destinação para programa “Água para Todos”, liberação de recursos para programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas (MHCDC), emenda para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS); apoio a projetos de infraestrutura turística, são algumas das ações do senador em 2013, que totalizaram recursos na ordem de R$ 71.256.785,76.
Os recursos são oriundos de órgãos com Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Ministério da Integração Nacional, Ministério da Saúde, Ministério do Turismo, além Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Da lista de municípios beneficiados pela ação do senador, seis estão com os recursos empenhados, mas em adiantada fase de encaminhamento; 12 aguardam empenho e 35 já estão com o Termo de Compromisso Empenhado e assinado. Os demais já receberam os recursos.
Realizado com o resultado de seu trabalho este ano, o senador Vital reafirmou o seu compromisso de continuar trabalhando com vistas a garantir benefícios aos 223 municípios paraibanos. “Meu compromisso é levar ações que melhores a qualidade de vida da população de todos os municípios paraibanos independentemente da cor partidária do seu gestor” garantiu. Vital também reafirmou que o seu gabinete em Brasília permanece de portas abertas para acolher os gestores paraibanos.
Entre as cidades contempladas pela ação do senador estão, Areal, São Domingos, Barra de São Miguel, Lagoa de Dentro, Alagoa Grande, São José de Lagoa Tapada, Patos, Areal, Bahia da Traição, Barra de São Miguel, Boa Vista, Bonito de Santa Fé, Brejo do Cruz, Caldas Brandão, Carrapateira, Condado, Cuité, Damião, Emas, Esperança, Ibiara, Yguaraci, Jacarau, Itabaiana, Lagoa Seca, Lucena, Malta, Matureia, Natuba, Olivedos, Pedra Branca, Pintibu, Quixaba, Santa Luzia, Santana de Mangueira, São Bentinho, São Domingos do Cariri, São José da Caiana, São José de Piranhas, São José do Bonfim, São Miguel do Itaipú, Sumé, Cajazeirinhas, Carrapateira, Mãe D” água, Manaíra, Nazarezinho, Nova Olinda, Poços Dantas, Santa Inês, Cacimba de Dentro, Camalaú, Congo, Gado Bravo, Gurjão, Itabaina, Juazeirinho, Pocinhos, São João do Tigre, Alagoa Nova, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Bonito de Santa Fé, Cubati, Diamante, Cuité, Nova Floresta, Olivedos, Pilaozinho, Rio Tinto, São José de Caiana, Nova Olinda, São José de Piranha, Campina Grande, João Pessoa, São José dos Ramos, Tacima, Triunfo, Alcantil, Bananeiras, Bayeux, Bernardino Batista, Catingueira, Condado, Capim, Frei Martinho, Duas Estradas, Gurinhem, Juarez Távora, Logradouro, Juru, Pedra Branca, Pitibu, Malta, Sertãozinho, Sousa, Sumé, entre outras.
Redação com Assessoria