Categorias: Política

Vital tem expectativa de ano produtivo no Senado em 2013

PUBLICIDADE

Nas vésperas da abertura do período legislativo no Congresso Nacional  o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), garantiu nesta quarta-feira (30), que irá fazer todo o esforço para superar a sua atuação dos primeiros dois anos de mandato, trabalhando ainda mais para a Paraíba. Segundo ele, a expectativa é grande em relação a produção legislativa este ano. Seja no plenário, nas Comissões ou percorrendo os gabinetes ministeriais, o senador pretende ampliar a sua atuação, beneficiando ainda mais a Paraíba.
 

 

Eleito pela revista Veja um dos mais atuantes parlamentares de 2012, Vital disse que manterá o mesmo ritmo de trabalho, sempre buscando recursos e benefícios para o seu Estado. A meta de Vital é contemplar todos os municípios paraibanos principalmente, os que tem menos de 50 mil habitantes e sofrem com a escassez de recursos. "O nosso gabinete estará a disposição de todos os gestores" garantiu.

Cotado para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Vital acredita que este ano terá papel importante nas Comissões da Casa, além de intensificar os trabalhos na presidência da Comissão Externa de Acompanhamento do Rio São Francisco, bem como, na relatoria da Subcomissão da Aviação Civil.

Sobre o desempenho do Congresso Nacional, o senador peemedebista não tem dúvida de que as duas Casas – Senado e Câmara dos Deputados – terão grandes desafios em 2013 e darão resposta a sociedade aprovando matérias de interesse da nação.
 

 

O senador Vital já confirmou que estará presente na abertura oficial dos trabalhos no Congresso Nacional no próximo dia 4 de fevereiro.

 

De acordo com a Constituição, o Congresso Nacional deve retomar as atividades no dia 2 de fevereiro de cada ano. Quando a data coincide com sábados, domingos ou feriados – como ocorre este ano, a sessão de abertura é adiada para o primeiro dia útil subsequente.

Prevista para começar às 16h, a sessão solene de abertura dos trabalhos acontece no Plenário da Câmara dos Deputados. A condução dos trabalhos cabe ao presidente do Congresso com auxílio da nova Mesa do Congresso.
 

O primeiro ato da sessão é receber oficialmente a mensagem enviada ao Poder Legislativo pela presidente da República, Dilma Rousseff. A mensagem será  entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, atualmente Gleisi Hoffmann, que já cumpriu essa missão em 2012.

A mensagem para o Legislativo trata das expectativas e planos do Executivo para o ano de 2013 e das parcerias que podem ser feitas com os demais Poderes.

Em 2012, por exemplo, Dilma Rousseff falou da exigência de disciplina e ousadia para que o país conseguisse alcançar o superávit ao longo do ano e pediu colaboração do Congresso para adoção das medidas necessárias à continuidade do crescimento econômico do país.

Após a leitura da mensagem da presidente, é a vez do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) fazer sua apresentação para 2013. A sessão solene é encerrada com discurso do presidente do Congresso, sem que outros parlamentares tenham direito à palavra.

 

 
Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Eliza Virgínia se exime de culpa por vídeo deepfake e responsabiliza novatos da assessoria

Após ver o nome envolvido em uma polêmica por conda da divulgação de vídeo deepfake…

18 de setembro de 2024

Prefeito de Itatuba e candidata a vice são multados por publicidade irregular em período vedado

A Justiça Eleitoral multou o atual prefeito de Itatuba, Josmar Lacerda Martins (MDB), e sua…

18 de setembro de 2024

Banco Central eleva juros básicos em 0,25 e taxa é agora de 10,25%

A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o Banco…

18 de setembro de 2024

OAB-PB divulga lista sêxtupla para vaga de desembargador no TJPB; Anna Carla lidera votação

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba (OAB-PB), finalizou nesta quarta-feira (18) o processo…

18 de setembro de 2024

Conta de luz deve permanecer com bandeira amarela ou vermelha até o fim de 2024, prevê Aneel

A conta de luz dos brasileiros deve continuar elevada até o final de 2024, com…

18 de setembro de 2024

Fique atento: Procon-PB revela discrepâncias de até R$ 600 em preços de celulares

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB), através do Setor de…

18 de setembro de 2024