A opinião sobre o tema ‘ volta das coligações proporcionais ao processo eleitoral de 2022’, que vai ser tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na próxima quarta-feira(08.09), deputados estaduais divergem sobre o tema.
A favor da volta das coligações o deputado estadual Hervázio Bezerra disse que “a decisão do Congresso Nacional poderia dispensar um posicionamento do Senado. O grau de interesse deles é bem diferenciado e eles, os senadores, como participantes de eleição majoritária, vão decidir sobre o que um outro conjunto de parlamentares, vereadores e deputados (estaduais e federais), vai poder ou não fazer nas eleições”, disse Bezerra que atualmente está no PSB, mas tende a migrar com a abertura da janela partidária para o Cidadania.
Contra – Para o vice-líder da bancada, deputado Raniery Paulino(MDB), os senadores paraibanos (Veneziano, Nilda e Daniela) que acenam para a reprovação da volta das coligações acertam e agem com coerência. “Ao contrário do que fez a Câmara Federal, o Senado precisa derrubar essa matéria e manter as regras do pleito proporcional como foi nas eleições municipais do ano passado”, disse.
Assim também pensa o deputado Anísio Maia(PT) que diz não acreditar que manter a proibição das coligações proporcionais venha a afetar e até acabar os partidos pequenos. “Acho que isso não prejudicaria em nada os partidos pequenos. E acho que o propósito mais importante não é esse. O propósito é qualificar o processo acabando com os espaços para negociatas”, comentou.
Redação
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…
O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…