Categorias: Política

Wilson Santiago participa de visita às obras da transposição e destaca potencial de desenvolvimento do Sertão

PUBLICIDADE

O deputado federal Wilson Santiago participou, na manhã desta sexta-feira (29), da visita técnica às obras da transposição Eixo Norte, no município de São José de Piranhas promovida pela Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa da Paraíba. O deputado foi um dos responsáveis pela concretização da obra através de sua atuação no Congresso Nacional desde o início do projeto, em 2003.

O trecho do Eixo Norte, liga o Ceará aos reservatórios Caiçara, em São José de Piranhas, e Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB). O investimento federal na estrutura foi de R$ 49,7 milhões. A expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

O deputado federal Wilson Santiago teve participação na luta pela transposição desde o início do projeto em 2003. “Tenho orgulho de ter dado minha contribuição e integrar uma luta junto com todos os sertanejos que sonhavam com a concretização dessa obra. Acompanhei todas as etapas do projeto, desde a elaboração, aprovação de orçamento, projetos complementares até o início da obra. Hoje o sentimento é de gratidão a todos que deram a sua contribuição”, relembrou o deputado.

Wilson Santiago ressaltou que a chegada das águas do Rio São Francisco impulsionará o desenvolvimento de toda a região através da interligação de adutoras, projetos de irrigação e incentivo à industrialização. “O Sertão vive um novo tempo de desenvolvimento e com a chegada das águas, a tendência é que mais indústrias se instalem na região, além de desenvolver os projetos de irrigação, proporcionando a geração de emprego e renda em toda a região”, afirmou.

Estrutura

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, 3 estações de bombeamento, 15 reservatórios, 8 aquedutos e 3 túneis. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estavam concluídas, restando apenas os oito quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Ávidos.

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CG e JP estão entre as 100 cidades brasileiras com melhor educação no Brasil

O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024

A partir de hoje: 70 municípios da PB têm serviços de abastecimento de água por carros-pipa suspensos

A partir desta segunda-feira (25), ao menos 70 municípios da Paraíba terão os serviços de…

25 de novembro de 2024

Alerta de chuva para 25 municípios da Paraíba segue válido até esta segunda-feira 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (24), um alerta de perigo potencial…

25 de novembro de 2024

Dança das cadeiras: médico Jhony Bezerra é cotado para comandar a PB Saúde com apoio do Republicanos

O médico e ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra, filiado ao PSB, está prestes a assumir a…

25 de novembro de 2024

Governador do Piauí exalta candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), exaltou a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB)…

25 de novembro de 2024