A acne é uma doença não contagiosa que se manifesta através do surgimento de cravos e espinhas, geralmente no rosto. É o resultado de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.
Costuma ser, também, o principal motivo para a procura dos jovens por uma clínica de dermatologia. A acne pode afetar a aparência e até a autoestima.
Como mexe com a aparência da pessoa, são comuns casos de pacientes insatisfeitos com a imagem – e isso afeta o seu jeito de ser.
Um rosto com muitas espinhas, por exemplo, pode ocasionar timidez, insegurança e infelicidade. Até porque, a maioria dos casos ocorre entre os adolescentes, que vivem uma fase de explosão hormonal, descobertas e crescente interação social.
Entre os adultos, a acne é mais comum nas mulheres. Nestes casos, as lesões aparecem no rosto, próximas da mandíbula, podendo estar relacionadas ao ciclo menstrual.
A acne é causada pelo aumento da produção do sebo que vem das glândulas sebáceas.
Com o excesso de oleosidade na pele, os poros ficam obstruídos, aumentando a proliferação de bactérias, o que resulta no surgimento dos cravos.
Quando os cravos se inflamam, aparecem as temidas espinhas.
Não há um único tratamento indicado contra a acne. O problema pode variar de pessoa para pessoa, em níveis de intensidade, tamanho das lesões e características individuais.
A dermatologia, área da medicina que cuida de problemas de pele, possui uma série de estratégias que podem trazer bons resultados ao paciente.
Nestes casos, a pessoa precisa procurar um (a) dermatologista para fazer a avaliação do caso e recomendar o melhor tratamento.
No geral, as ações são no local e costumam ser indicados produtos já existentes no mercado, bem como ácido salicílico, retinoides, ácido azeláico e niacinamida.
Se o quadro não evoluir, podem ser associados medicamentos de via oral, como alguns antibióticos. Em algumas mulheres, também costuma ser indicado um anticoncepcional.
A doença tem tratamento eficaz e pode ser curada ou, no mínimo controlada, mas não é algo que ocorre do dia para a noite. Por isso, deve-se procurar ajuda o quanto antes.
Nunca pratique a automedicação ou compre algum cosmético que promete combater a acne. Prefira sempre consultar um médico dermatologista.
A Rede D’Or São Luiz oferece aos seus pacientes uma Clínica de Dermatologia, onde atuam profissionais competentes, reconhecidos no mercado e altamente capacitados.
A Dermatologia Estética, em especial, é o ramo dedicado à manutenção da beleza da pele. Espinhas e manchas podem ser tratadas de forma simples e bem eficaz
Denominada ‘Operação Rastro do Cangaço’ foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28), na Paraíba, Pernambuco,…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
Explosão, perseguição e fuga. Bandidos armados explodiram na madrugada desta quinta-feira (28) um caixa eletrônico…
Com a tensão do mercado, o dólar disparou ontem, quarta-feira (27/11) e chegou ao maior…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na noite desta quarta-feira (27), um aguardado conjunto…
Em reunião marcada por tumulto entre deputados e manifestantes, a Comissão de Constituição e Justiça…