A diabetes uma doença silenciosa, mas mortal atinge 8,7% dos jovens paraibanos acima de 20 anos. Os dados foram trazidos nesta semana da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), onde apontam que dos 2,9 milhões de paraibanos acima de 20 anos, 255.094 são diabéticos, o equivalente a 8,7% da população.
A doença que é causada pela falta de produção ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e fornece energia ao organismo. A diabetes mellitus (tipo 2) é a que mais avança no Brasil. Esta doença está ligada ao estilo de vida, obesidade e fatores genéticos, podendo prosseguir ao longo do tempo se não for devidamente tratada.
Já a diabetes tipo 1 é mais frequente em crianças, sendo caracterizado como uma condição autoimune em que o corpo destrói as células produtoras de insulina no pâncreas, exigindo tratamento com insulina desde o diagnóstico. Ano passado 3.602 pessoas com diabetes mellitus foram hospitalizadas na Paraíba.
Já de janeiro a abril de 2023 foram 969 internações. Em relação ao número de óbitos pela doença, dois mil óbitos foram registrados em 2022, já até maio deste ano foram 660 óbitos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.