A Prefeitura de João Pessoa amplia, a partir desta segunda-feira (20), a vacinação contra a Covid-19 com o imunizante Pfizer Bivalente para os trabalhadores de saúde. Para receber a dose da vacina, este público precisa apresentar cópia de documento que comprove vínculo ativo como trabalhador de saúde. São eles: carteira do conselho profissional ou contracheque. No caso de estudantes que estagiam em serviço de saúde, devem apresentar declaração da instituição de ensino e do serviço onde atuam.
São considerados trabalhadores de saúde a serem vacinados: os indivíduos que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão de saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.
Entre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância, gestores e outros). Estão incluídos, ainda, os profissionais que atuam em cuidados domiciliares (programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas e parteiras), estagiários ou residentes das profissões das áreas de saúde que estão atuando nos serviços de saúde, bem como o familiar diretamente responsável pelo cuidado de indivíduo gravemente enfermo ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado.
A vacina Pfizer Bivalente também está disponível para os idosos a partir de 60 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos e comunidade quilombola. Este imunizante deve ser administrado somente como reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com, pelo menos, duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 120 dias da última dose de reforço ou última dose do esquema básico com as vacinas Coronavac, Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.
Imunocomprometidos – São consideradas imunocomprometidas as pessoas transplantadas, de órgão sólido ou medula óssea; pessoas com HIV (PVHIV); com doenças inflamatórias em atividade e em uso de corticóide por mais de 14 dias; que fazem uso de imunossupressores ou imunobiológicos que levem a imunossupressão; com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primária); com doenças renais crônicas, em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e com neoplasias hematológica. Para esses casos, é necessário apresentar comprovação documental ou declaração médica para serem vacinadas com a Pfizer bivalente.
Vacinação domiciliar – No caso dos idosos acamados ou restritos ao leito e assistidos pela Atenção Básica ou pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de João Pessoa, o agendamento deve ser realizado por meio do Disque Vacina (83) 98645-7727, de segunda a sexta-feira, para que sejam imunizados em casa.
Outros grupos – Os outros tipos de vacina que também protegem contra a Covid-19 continuam disponíveis em vários pontos da Capital. Para que todos tenham acesso às doses, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém postos de vacinação abertos das 7h às 22h. Não é necessário realizar agendamento, com exceção dos idosos acamados ou restritos ao leito.
As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal nos dias 14 de novembro (com comorbidade) e 1º de janeiro (sem comorbidades), devem tomar a segunda dose após 28 dias ou a terceira dose após 60 dias com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.
Documentação – No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial, cartão de vacina, que comprove outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19, e cartão do SUS.
No caso das puérperas, elas precisam apresentar documento que comprove o puerpério, como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros. Já para as gestantes, não é necessário comprovação, mas será necessário assinar declaração disponibilizada no local de vacinação.
Locais de vacinação nesta segunda-feira (20):
Crianças a partir dos seis meses a 2 anos (sem agendamento)
1ª dose: Pfizer-BioNTech baby
2ª dose: Pfizer-BioNTech baby (28 dias)
– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h
– Policlínicas Municipais – 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
– Mangabeira Shopping – 13h às 22h – (apenas acesso pedestre)
Crianças de 3 e 4 anos (sem agendamento)
1ª dose: Pfizer-BioNTech baby
2ª dose: Pfizer-BioNTech baby (28 dias)
3ª dose: Pfizer-BioNTech baby (120 dias)
– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h
– Policlínicas Municipais – 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
– Mangabeira Shopping – 13h às 22h – (apenas acesso pedestre)
Crianças a partir dos 5 a 11 anos (sem agendamento)
1ª dose: Pfizer pediátrica
2ª dose: Pfizer pediátrica (56 dias)
3ª dose: Pfizer pediátrica (120 dias)
– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h
– Policlínicas Municipais – 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
– Mangabeira Shopping – 13h às 22h – (apenas acesso pedestre)
A partir de 12 anos (sem agendamento)
1ª dose: 12+
2ª dose: Janssen, Astrazeneca (60 dias) e Pfizer (60 dias)
3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)
4ª dose: 30+ (após 120 dias da 3ª dose); trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)
– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
– Mangabeira Shopping (pedestres e drive-thru) – 13h às 22h
Idosos acima 60 anos, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, gestantes e puérperas – até 45 dias após o parto e trabalhadores da saúde (sem agendamento)
1ª dose: Dose única – Imunizante Pfizer Bivalente
– Fundação Espaço Cultural – Tambauzinho – 8h às 12h – drive e pedestre
– Santuário Mãe Rainha – Aeroclube – 8h às 16h – drive e pedestre
– Mangabeira Shopping – 13h às 22h – drive e pedestre
– Shopping Liv Mall – Jardim Oceania – 10h às 16h
– Shopping Tambiá – 10h às 16h
– Policlínicas Municipais – 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
– Unidades de Saúde da Família – 8h às 11h e das 12h às 16h:
USF Integrada Cruz das Armas (Distrito Sanitário I);
USF Integrando Vidas (Distrito Sanitário II);
USF Ipiranga (Distrito Sanitário III);
USF Viver Bem (Distrito Sanitário IV);
USF Bancários Integrada (Distrito Sanitário V)
– USF São José – 16h às 20h
Vacinação Domiciliar
– Idosos acima de 60 anos, com comorbidades e acamados.
Agendamento: (83) 98645-7727.
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*Exceção das USFs: Ilha do Bispo, Alto do Céu II, Mandacaru VIII, Jardim Planalto, Rosa de Fátima, Cruz das Armas IV, Jardim Saúde e Vieira Diniz.
PB Agora
Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…
O deputado estadual Eduardo Brito (PP) confirmou, nesta terça-feira (26), que permanece firme na base…
As seis dezenas do concurso 2.800 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…
O Treze segue se reforçando para a temporada 2025 e anunciou, nesta segunda-feira (25), a…
Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram…
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou os vereadores da cidade do…