Categorias: Saúde

“A recomendação é ainda ter muito cuidado”, diz secretário sobre Covid-19 na PB

PUBLICIDADE

Em entrevista a imprensa o secretário de saúde, Geraldo Medeiros e o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi comentaram sobre a atual taxa de transmissibilidade diária da covid-19 na Paraíba, que está acima de 1 (um) conforme a 16ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba, a primeira deste ano.

Daniel destaca que o quadro ainda é preocupante porque mostra que a pandemia ainda está ativa e a situação de ocupação dos leitos pode piorar de uma semana para outra, caso a população não siga as regras sanitárias, o distanciamento social e o uso de máscaras. Nesta terça-feira (12), completa 300 dias do primeiro caso da covid-19 registrado na Paraíba. “Qualquer número acima de 1 é preocupante, porque mostra que a pandemia está ativa, há transmissibilidade elevada. A recomendação é ainda ter muito cuidado e atenção”, comentou.

Para o secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde, os números refletem à desobediência da população em descumprir as medidas preventivas dos últimos 15 dias, ou seja, nas confraternizações realizadas um pouco antes e durante o Natal. Beltrammi frisou que a taxa de transmissibilidade nas principais cidades do estado ainda está em níveis proibitivos, e isso é um sinalizador de que a pandemia ainda tem bastante força para elevar o número de casos e de óbitos.

Já segundo o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, não se pode falar se a tendência da transmissibilidade da doença será de queda ou de alta. Tudo vai depender, do comportamento da sociedade. “É importante às pessoas terem cuidado nesses meses de janeiro e fevereiro com as aglomerações nos bares e restaurantes, na orla marítima e na própria areia da praia. A vacina está perto, daqui a um mês mais ou menos teremos a vacina, e há a necessidade urgente de as pessoas se controlarem e seguirem as medidas de prevenção”, afirmou Geraldo Medeiros.

Por fim Daniel Beltrammi afirmou que a Paraíba possui cerca de mil salas de vacinas e redes de frio. Essa rede inclui tanto Unidades de Saúde da Família quanto Unidades Básicas de Saúde. “Vamos abastecer todas essas salas que vão cumprir o cronograma do Sistema Único de Saúde, convocando a população para se vacinar, começando com os grupos prioritários”. Beltrammi destacou ainda que, além das USF e UBS, todas as Gerências Regionais de Saúde do Estado possuem dentro da sua estrutura uma rede de frio bastante poderosa para o armazenamento das doses. É a partir dessas Gerências Regionais que as vacinas vão ser levadas aos locais de vacinação de cada cidade. A estimativa do Governo do Estado é de que até maio ou junho se conclua a vacinação dos grupos prioritários.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Chapa única liderada por Galdino deve ser eleita nova Mesa Diretora da ALPB nesta terça-feira

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará, nesta terça-feira (26), a eleição da mesa diretora…

25 de novembro de 2024

Dança das cadeiras: médico Jhony Bezerra é cotado para comandar a PB Saúde com apoio do Republicanos

O médico e ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra, filiado ao PSB, está prestes a assumir a…

25 de novembro de 2024

Apostador de Campina Grande fatura R$ 520 mil ao acertar 15 dezenas na Lotofácil

Um apostador de Campina Grande acertou 15 dezenas no concurso da Lotofácil deste sábado (23)…

25 de novembro de 2024

Empreendedor Paulo Júnior recebe o Título de Cidadão Pessoense

A Câmara Municipal de João Pessoa realizou sessão solene, na Casa de Recepções Maison Blu’nelle,…

25 de novembro de 2024

Leo Bezerra assume prefeitura de João Pessoa após Cícero Lucena sair de licença

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), se licenciará do cargo, nesta segunda-feira (25),…

25 de novembro de 2024

Governador do Piauí exalta candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), exaltou a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB)…

25 de novembro de 2024