A volta da obrigatoriedade do uso das máscaras em instituições e espaços públicos da PB

PUBLICIDADE

Acessório indispensável durante a pandemia da Covid-19, e aconselhada pelos infectologistas, autoridades sanitárias e epidemiologistas, a máscara está de volta à Paraíba. Pelo menos nos ambientes internos das instituições e nos prédios públicos.

Isso porque o aumento dos casos de contaminação pelo vírus, levou a algumas instituições a rever a decisão de facultar o uso da máscara, e passou a exigir o uso do equipamento de proteção.

 

A decisão, vai de encontro ao decreto estadual, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 7 de abril de 2022 que tornou facultativo o uso de máscaras em lugares abertos em toda Paraíba.

 

Como os casos de Covid voltaram a crescer, alguns órgãos e estabelecimentos decidiram recomendar e outros obrigar o uso da máscara. A primeira decisão partiu do Colegiado Estadual para Avaliação dos Protocolos do Novo Normal Paraíba, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que recomendou o uso de máscaras e o reforço da vacinação contra a Covid-19.

 

A recomendação vale, principalmente, para ambientes fechados, como repartições públicas e privadas, shoppings, escritórios, comércios, salas de aula, academias, escolas e instituições de ensino.

 

Para a SES, o uso de máscaras é importante também em transporte público e em seus respectivos locais de acesso, como estações e pontos de embarque.

 

Diante do aumento dos casos, e da ameaça de uma quarta onda da covid, a Justiça Federal na Paraíba (JFPB) também passou a recomendar o uso de máscaras no âmbito das instalações da Instituição. A orientação emitida pela Direção do Foro da JFPB, no entanto, não é obrigatória. O comunicado – destinado aos públicos interno e externo – levou em consideração o aumento das síndromes respiratórias nesta época do ano.

 

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) seguiu na mesma direção, e também recomendou o uso de máscaras para o público externo.

 

A recomendação vale para todas as dependências do tribunal, incluindo o edifício-sede, o Fórum Maximiano Figueiredo, o Fórum Irineu Joffily e todas as Varas do Trabalho do estado.

Dentre as considerações para a decisão, estão a necessidade de adotar medidas de precaução adicionais para refrear o agravamento das contaminações pelo Covid-19, atestado pelo aumento expressivo do número de casos da doença, inclusive entre servidores deste tribunal.

Na última quinta-feira (30) o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) voltou a determinar o uso obrigatório de máscaras na instituição. A determinação é válida para todos os ambientes, abertos e fechados, nos Câmpus da instituição, instalados em Campina Grande, João Pessoa, Lagoa Seca, Guarabira, Monteiro, Araruna, Patos e Cajazeiras.

 

Segundo a presidente do comitê de gestão da Covid-19 da UEPB, Nadja Oliveira, a decisão é baseada em dados epidemiológicos que mostram o aumento do número de casos da doença tanto na Paraíba, como na própria instituição. A medida reforça protocolos de biosegurança implantados na instituição e que tem surtido efeitos.

 

Após análise do aumento de casos e internações na Paraíba, o Conselho Superior do IFPB divulgou Resolução tornando obrigatória a utilização de máscara facial nas dependências das unidades do IFPB, conforme disposições do Protocolo de Biossegurança.

 

A medida se aplica aos servidores, agentes terceirizados, discentes e visitantes a partir da entrada e durante toda a permanência nas dependências das unidades do Instituto Federal da Paraíba.

 

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) também tornou obrigatório para o público interno e recomendou para o público externo o uso de máscaras de proteção nas dependências do órgão. A medida é válida para a Sede, em João Pessoa e para demais unidades da Instituição no Estado.

 

A mesma decisão foi tomada pela Defensoria Pública da Paraíba que determinou o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em todas as unidades do órgão. A medida se deve ao aumento do número de casos de Covid-19 em todo o estado, motivado pela disseminação da variante do vírus SARS-CoV-2.

Em virtude da necessidade de manter o controle das infecções e as notícias de aumento no número de infecções da Covid-19 no Estado, o Tribunal de Justiça da Paraíba também determinou o retorno ao uso das máscaras nos ambientes internos dos prédios do Poder Judiciário estadual. Com a decisão, é obrigatória a utilização de máscara de proteção facial que cubra o nariz e a boca.

 

Na semana passada foi a vez da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, decidir tornar obrigatório o uso de máscaras em todos os órgãos da administração municipal. No mesmo decreto, o prefeito da cidade, José Aldemir, faz uma recomendação a toda a sociedade cajazeirense para se proteger do vírus da Covid-19 usando máscara, que é um equipamento importante para se evitar o contágio da doença.

Em uma semana, a Paraíba registrou 5.954 novos casos de Covid-19 e sete novas mortes por Covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). No total, o estado tem 620.577 casos confirmados e 10.256 mortes pela doença.

SL

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024