Categorias: Saúde

Acordo pode rever descredenciamento do IPP em João Pessoa

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba, através do Núcleo de Políticas Públicas, realizou na tarde de ontem (3) uma reunião com representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e do Instituto de Psiquiatria da Paraíba (IPP) sobre a política de saúde mental no Estado e sobre o descredenciamento do hospital psiquiátrico.

Participaram da reunião o procurador de Justiça Valberto Lira, coordenador do Núcleo de Políticas Públicas, a 2ª promotora da Saúde de João Pessoa, Jovana Tabosa, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania e Direitos Fundamentais, promotora Elaine Alencar, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde, promotor Raniere Dantas, além de representantes do Conselho Estadual de Saúde.

Os representantes do IPP relataram que o hospital foi descredenciado em março pela Secretaria Municipal de Saúde, o que vai prejudicar quase 130 pacientes. Ele falaram ainda que casos de alta complexidade em saúde mental não podem ser tratados dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e no Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm).

Já os representantes da Secretaria de Saúde da Capital explicou que a medida não fecha o hospital de imediato mas os leitos serão fechados à medida que os pacientes forem tendo alta médica. A secretaria informou ainda que a medida foi tomada em atendimento a uma recomendação do Ministério Público Federal, que se baseou em relatórios de inspeção da vigilância sanitária e dos conselhos de classe. Os relatórios apontam diversas irregularidades no IPP.

Ao final, ficou acordado que a Secretaria de Saúde da Capital vai encaminhar, no prazo de 72 horas, todos os relatórios de inspeção realizada no instituto. O próprio IPP também vai encaminhar relatório próprio. A proposta é que seja feito um acordo, com prazos estabelecidos, para correção das irregularidades de forma a evitar o descredenciamento do serviço.

 

Ação civil

Uma ação civil pública já ajuizada pela 1ª promotora da Saúde da Capital, Maria das Graças Azevedo, na semana passada, para que o Município de joão Pessoa suspende imediatamente os efeitos de todos os atos voltados ao descredenciamento do Instituto de Psiquiatria da Paraíba (IPP). A ação tramita na 2ª Vara de Fazenda Pública da Capital, sob o nº 0819321-78.2018.8.15.200.

 

Redação com MPPB

PUBLICIDADE
AddThis Website Tools

Últimas notícias

Segurança da Câmara Municipal de João Pessoa morre vítima de infarto fulminanteSegurança da Câmara Municipal de João Pessoa morre vítima de infarto fulminante

Segurança da Câmara Municipal de João Pessoa morre vítima de infarto fulminante

Na manhã desta quinta-feira (23), Marcos Medeiros, segurança da Câmara Municipal de João Pessoa, faleceu…

23 de janeiro de 2025
Prefeito de Cabedelo, André Coutinho anuncia reajuste de 7% para professores da rede municipalPrefeito de Cabedelo, André Coutinho anuncia reajuste de 7% para professores da rede municipal

Prefeito de Cabedelo, André Coutinho anuncia reajuste de 7% para professores da rede municipal

O prefeito de Cabedelo, André Coutinho, anunciou um reajuste salarial de 7% para os professores…

23 de janeiro de 2025
Polícia Civil prende foragido acusado de estupro de vulnerável em João PessoaPolícia Civil prende foragido acusado de estupro de vulnerável em João Pessoa

Polícia Civil prende foragido acusado de estupro de vulnerável em João Pessoa

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na manhã desta quinta-feira (23), um homem de 45…

23 de janeiro de 2025

Ibama apreende peças indígenas com penas de aves ameaçadas em operação no Salão do Artesanato

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizada…

23 de janeiro de 2025

MAS JÁ? Vice-prefeito de Curral de Cima rompe com prefeito em menos de um mês de mandato

A harmonia política entre o prefeito Adjamir Souza (PSB) e o vice-prefeito João Ribeiro (União…

23 de janeiro de 2025

Adolescente de 16 anos é morto a tiros no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa

Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira (23) no…

23 de janeiro de 2025