Categorias: Saúde

Açúcar pode salvar a vida de um diabético

PUBLICIDADE

 A hipoglicemia — queda de açúcar no sangue — é um dos principais medos de quem tem diabetes. O quadro é mais comum em pessoas com diabetes tipo 1 e se não tratado em tempo, pode desencadear desmaios e até crise convulsiva. O endócrino-pediatra Dr. Luis Eduardo Calliari, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, enumera os sinais que podem avisar a presença do quadro.

 

— A pessoa pode sentir tremor, irritabilidade, tontura, sonolência, suor frio nas mãos, fome e dor de cabeça. No caso de criança na escola, pode-se observar se ela está muito quieta nas aulas e de cabeça baixa.

 

De acordo com o médico, a hipoglicemia é causada por excesso de insulina, muitas horas em jejum ou exercício físico não programado. A dona de casa Elisângela da Silva Cardoso Paulino, de 38 anos, já passou por essa situação com a filha Stéfani da Silva Paulino, 12 anos, portadora de diabetes tipo 1 desde os quatro. Não à toa, ela adota algumas medidas preventivas.

 

— Procuro colocar sachês de mel, refrigerante e açúcar na bolsa da Stéfani. Além disso, minha filha sempre leva o medidor de glicose para onde ela for.
Quando o paciente começa a sentir os primeiros sinais de hipoglicemia é importante checar o valor da glicemia antes de tomar qualquer atitude. Caso esteja abaixo de 70 mg/dl, a nutricionista Kariane Krinas Bavison, da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), recomenda o consumo de 15 g a 20 g de carboidratos, o que representa um copo de suco de laranja ou refrigerante normal, três balas ou um sachê de glicose.

 

— Com o consumo do doce, espera-se que a glicemia suba após 10 a 20 minutos. Passado esse tempo, é importante monitorar a glicemia novamente para ter certeza de que houve o aumento esperado.

 

Caso isso não aconteça, a nutricionista Gisele Rossi Gouveia, também da SBD, orienta repetir o procedimento até que a glicemia se estabilize.

 

— O paciente consome novamente 15 g a 20 g de carboidratos e espera-se que com essa suplementação o valor da glicemia aumente em 50 mg/dl.

 

Em relação à alimentação dos diabéticos, não deveria haver muita diferença na rotina de pessoas sem a doença. A adoção de um cardápio saudável, rico em frutas e verduras e pobre em gorduras e sal, deveria ser prioridade para qualquer cidadão, conforme reforça o Dr. Calliari.

 

— Hábitos saudáveis previnem uma série de doenças, por isso todos deveriam priorizar uma alimentação balanceada. No caso dos diabéticos, vale deixar os alimentos que contêm açúcar fora do cardápio e priorizar os produtos dietéticos, além das frutas, legumes, verduras e alimentos ricos em fibras.

 

Fora isso, as nutricionistas lembram a importância de fracionar as refeições para evitar períodos prolongadas em jejum, o que aumenta o risco de hipoglicemia.
A recomendação para o portador de diabetes, que também pode ser adotada pela população em geral, é comer a cada três horas.

 

 

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024