Categorias: Saúde

Agevisa intensifica fiscalização para obrigar retirada de medicamentos suspeitos do mercado

PUBLICIDADE

 A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) vai intensificar as ações no sentido de fazer cumprir na Paraíba as determinações da Resolução nº 55/2005, da Anvisa, que obriga as empresas detentoras de registro (fabricantes ou importadores) a recolher do mercado os medicamentos com indícios suficientes ou comprovação de desvio de qualidade que representem risco, agravo ou consequência à saúde da população, segundo informou a diretora geral da agência reguladora estadual, engenheira de Alimentos Glaciane Mendes.

 

Acompanhada do gerente técnico de Medicamentos da Agevisa/PB, Sérgio de Vasconcelos Brindeiro, Glaciane participou, nessa quinta-feira (19), de audiência promovida pelo Ministério Público-Procon estadual com representantes do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba (Sindifarma) e do Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos do Estado da Paraíba.

 

Realizado na sede provisória do MP-Procon, na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, bairro de Tambiá, em João Pessoa, o encontro reuniu também representantes da Promotoria do Consumidor e da Vigilância Sanitária de João Pessoa e teve como pauta a recomendação do Ministério Público para que sejam recolhidos dos estabelecimentos farmacêuticos em atividade na Paraíba os medicamentos cuja comercialização esteja proibida pela Anvisa por intermédio de Resoluções. A iniciativa, segundo o promotor Glauberto Bezerra, diretor geral do MP-Procon, faz parte do Programa de Prevenção a Acidentes de Consumo.

 

Após a reunião, o gerente técnico de Medicamentos da Agevisa/PB, Sérgio Brindeiro, explicou que é de responsabilidade da indústria de medicamentos e das distribuidoras o resgate, nos estabelecimentos farmacêuticos, dos medicamentos com indícios ou comprovação de desvio de qualidade ou que tenham a comercialização proibida em face de cancelamento de registro relacionado à segurança e eficácia. “A obrigação também inclui a comunicação às autoridades sanitárias competentes e aos consumidores”, ressaltou.

 

Conforme acrescentou, o papel da Vigilância Sanitária Estadual no processo consiste em dar continuidade à fiscalização e monitoramento dos estabelecimentos com a finalidade de coibir a comercialização de medicamentos irregulares no Estado. As ações neste sentido, segundo ele, são desenvolvidas de forma rotineira, e envolvem não somente a Agevisa/PB, mas também as Vigilâncias Sanitárias municipais que atuam de forma pactuada dentro do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

 

“No âmbito da responsabilidade de Agevisa/PB, nós atuamos na fiscalização e monitoramento, com a devida informação sobre os procedimentos e seus resultados aos demais órgãos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária”, comentou Sérgio Brindeiro. Ele acrescentou que faz parte também da filosofia de trabalho da agência reguladora estadual a conscientização da população para o perigo da automedicação, como também do próprio setor regulado para o fato de que a comercialização de medicamentos irregulares é crime punível, não somente com sanções do ponto de vista sanitário, mas também penais.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSB na Capital defende ampliação de espaços para sigla na PMJP: “Precisamos sentar com o prefeito”

O presidente municipal do PSB de João Pessoa e atual secretário de Administração do Governo…

31 de outubro de 2024

João considera natural postulação de Adriano Galdino ao Governo do Estado, mas reforça que decisão será tomada em conjunto

Durante entrevista em São Paulo, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), avaliou como “natural”…

31 de outubro de 2024

Em SP, João Azevêdo diz que polarização entre extremos não é saudável: “Partidos precisarão rever forma de comunicação”

Durante uma agenda em São Paulo nesta quinta-feira (31), o governador da Paraíba, João Azevêdo…

31 de outubro de 2024

Shows na Orla: confira programação de Natal, Réveillon e Forró Verão

O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (31), a programação musical e artística do Natal,…

31 de outubro de 2024

João Azevêdo abre espaço para retorno de Johnny Bezerra no Governo

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta quinta-feira (31), não descartou a…

31 de outubro de 2024

Operação Enem: Forças de Segurança intensificam ações para aplicações de provas na Paraíba

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba reforça o compromisso…

31 de outubro de 2024