A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou nesta quarta-feira (8) a distribuição de 24 mil novas doses da vacina contra a dengue para 24 municípios da Paraíba. No entanto, um dado preocupante chama a atenção: mais de 28 mil crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, ainda não completaram o esquema vacinal necessário para obter a proteção máxima contra a doença.
A vacinação é composta por duas doses, aplicadas com um intervalo de três meses. Segundo Márcia Fernandes, chefe do Núcleo Estadual de Imunizações, a eficácia da vacina só é alcançada com o esquema completo. “É importante ressaltar que a vacina só concede a proteção máxima contra a dengue com o esquema completo de D1 e D2. Portanto, se já faz 90 dias que a criança ou adolescente recebeu a primeira dose, é importante comparecer a uma unidade de saúde para reforçar o esquema vacinal e garantir mais eficácia na proteção”, explicou.
Os imunizantes serão enviados para municípios com maior incidência da dengue entre 2023 e 2024, como João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Sapé, e outros 18 municípios. A SES já distribuiu mais de 120 mil doses desde o início da campanha, mas a adesão ao reforço continua abaixo do esperado.
Além da distribuição das vacinas, a SES tem promovido ações para incentivar a imunização, como “Dias D” e busca ativa nos municípios. A expectativa é que, com as novas estratégias, a cobertura vacinal do público-alvo seja ampliada, reduzindo os riscos associados à doença.