Ter crianças pequenas em casa é enfrentar constantemente a difícil tarefa de fazê-las se alimentar adequadamente. Os constantes diálogos e as negociações entre uma garfada e outra acabam ajudando, mas algumas vezes sem muito sucesso. A irregularidade na alimentação balanceada pode causar sérios danos, um deles a carência de micronutrientes (vitaminas e minerais) que é chamada de ‘fome oculta’.
Esse problema é um fenômeno pouco divulgado, o que é até preocupante, pois ela é silenciosa e quando se encontra em estágio avançado deixa o organismo mais fraco e vulnerável a inflamações e infecções. Esse desequilíbrio na alimentação é causado pelo] consumo insuficiente e alimentos fontes para o desenvolvimento do organismo como frutas, legumes e verduras, peixes e óleos vegetais, além de leite e seus derivados.
“Refere-se à carência de micronutrientes (vitaminas e minerais) e não está relacionada com a oferta calórica ingerida diariamente, ou seja, não se trata da quantidade de alimentos consumidos e sim da qualidade dos mesmos. Ocorre devido à baixa ingestão dos micronutrientes, pela falta de uma alimentação adequada, que atenda todas as necessidades do indivíduo”, explicou a nutricionista Layse Moura.
É necessário distinguir a fome clássica, má nutrição da fome oculta. Essa última pode aparecer mesmo em pessoas que ingerem a quantidade de calorias adequadas ou até mesmo naquelas que apresentam excesso de peso ou obesidade.
Redação
Na tarde dessasexta-feira (28) a Polícia Civil da Paraíba, por meio de um trabalho investigativo…
Um bebê de nove meses foi internado em estado de desnutrição grave no Hospital Municipal…
Um homem foi encontrado morto na manhã deste sábado (29) no bairro do Renascer, em…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca…
Um homem apontado pela participação em um grupo criminoso que agia na região de Tambiá…
O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu oficialmente a presidência do diretório municipal…