ANS anuncia reajuste de 9,63% para planos de saúde individuais ou familiares

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou nesta segunda-feira (12/6) um reajuste máximo de 9,63% para os Planos Privados de Assistência à Saúde médico-hospitalares de contratação individual ou familiar (IRPI).

Os contratos abrangem quase 8 milhões de beneficiários, o que representa aproximadamente 16% dos 50,6 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil.

A diretoria colegiada da agência deu parecer favorável ao reajuste, que valerá de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024, durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira. A área técnica da ANS destacou que o valor também já foi aprovado pelo Ministério da Fazenda.

Para chegar ao valor, a agência considerou uma série de fatores, como o de receitas de Faixa Etária (FVE), relacionado ao quanto as operadoras apuram de receita per capita pelas mensalidades com base no aumento de faixa etária dos beneficiários.

O valor final do plano de saúde é impactado por fatores como a inflação, o aumento ou queda da frequência de uso do plano de saúde e os custos dos serviços médicos e dos insumos, como produtos e equipamentos médicos. As informações sobre as despesas assistenciais do setor estão disponíveis no Prisma Econômico-Financeiro da Saúde Suplementar, publicação em formato de painel dinâmico atualizada trimestralmente pela ANS.

“O índice definido pela ANS para 2023 reflete a variação das despesas assistenciais ocorridas em 2022 em comparação com as despesas assistenciais de 2021 de beneficiários de planos de saúde individuais e familiares”, explicou o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.

“Nossa metodologia vem sendo desafiada nos últimos anos e sua fiel aplicação tem nos permitido observar um certo padrão de variação de despesas e verificar uma mitigação dos principais efeitos da pandemia vistos nos anos anteriores”, comentou o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, Alexandre Fioranelli.

*Com informações da ANS

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PGR recebe pedido de punição a Bolsonaro, Marcelo Queiroga e ex-ministros por ações e omissões durante a pandemia

Nesta quinta-feira (24), o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) apresentou representação criminal à Procuradoria-Geral…

24 de outubro de 2024

Justiça concede direito de resposta a Cícero e estabelece multa de R$ 100 mil a Queiroga por veiculação de informação falsa

O prefeito de João Pessoa e candidato à reeleição, Cícero Lucena, conseguiu direito de resposta…

24 de outubro de 2024

Morre Vladimir Carvalho, paraibano de Itabaiana e ícone do cinema brasileiro

Na manhã desta quinta-feira (24), o cinema brasileiro perdeu uma de suas figuras mais proeminentes:…

24 de outubro de 2024

FATALIDADE: Vereador do Litoral Norte da Paraíba morre após sofrer choque elétrico em posto de combustíveis

Na manhã desta quinta-feira (24), o vereador do município de Mataraca, Erivan Pereira de Aguiar,…

24 de outubro de 2024

Pleno do TJPB aplica pena de aposentadoria compulsória a juiz investigado pelo Gaeco por favorecimento em sentenças

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão administrativa realizada na tarde desta…

24 de outubro de 2024

Botafogo-PB se prepara para a temporada 2025 com retorno de Danilo Mariotto e novas contratações

Às vésperas da eleição que deve reconduzir Roberto Burity à presidência e Pedro Magazine à…

24 de outubro de 2024