A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Apesar de tendência nacional de declínio, Paraíba fica fora da lista  dos estados com queda de casos de dengue

Enquanto o Brasil testemunha uma tendência de queda nos casos de dengue em diversos estados, a Paraíba destaca-se por sua ausência nessa lista de declínio. Dados recentemente divulgados pelo Ministério da Saúde revelam que Minas Gerais, juntamente com outras nove unidades federativas, experimentou uma redução significativa no número de casos de dengue durante a semana de 7 a 13 de abril. No entanto, a Paraíba não figura entre esses estados.

As unidades federativas que apresentaram tendência de queda, além de Minas Gerais, são: Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Embora o Brasil registre uma diminuição nos casos de dengue em algumas regiões, desde o início do ano, o país já contabilizou mais de 3,3 milhões de casos da doença. O Ministério da Saúde confirmou até o momento 1,4 mil mortes em decorrência da dengue, representando uma taxa de letalidade de 0,03%, abaixo dos 0,07% registrados no mesmo período de 2023.

Segundo Ethel Maciel, Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, o declínio nos casos sugere que o pico da epidemia já foi superado, mas alerta para a necessidade de vigilância contínua.

Gestores e especialistas presentes em eventos de divulgação dos dados apontam que a tendência de queda pode estar relacionada às condições climáticas, com o país se aproximando do período mais seco e frio do ano, menos propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Ainda que o declínio nos casos seja observado em diversas regiões, a atenção e os cuidados devem ser mantidos, enfatiza o Ministério da Saúde. Medidas como a eliminação de criadouros do mosquito e o uso de repelentes continuam sendo essenciais na prevenção da dengue.

Para mais informações sobre dengue e formas de prevenção, recomenda-se acessar o site oficial do Ministério da Saúde.

 

PB Agora

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe