A Paraíba o tempo todo  |

Após caso de Safadão, fisioterapeuta destaca hábitos simples para evitar hérnia de disco

A hérnia de disco afastou dos palcos o cantor Wesley Safadão, que passou por uma cirurgia de emergência. Essa doença provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Atinge quase 5,5 milhões de brasileiros, mas pode ser evitada. A fisioterapeuta Welika Silva, do Sistema Hapvida em Campina Grande (PB), explica que hábitos simples são eficazes para a pessoa se proteger da hérnia de disco.

Segundo a especialista, uma boa estratégia é praticar atividade física. Todavia, Welika ressalta que os exercícios físicos, principalmente dedicados à coluna, precisam ser orientados por fisioterapeutas ou educadores físicos, caso contrário podem causar lesões, inclusive hérnia de disco.  Outra dica se refere à postura corporal.

“Vale salientar que uma das melhores atitudes em termos de prevenção é manter a coluna na posição mais confortável durante o trabalho para evitar hérnia de disco. Também não se deve abusar do salto alto, a fim de evitar um aumento da curvatura natural da coluna lombar, gerando dores. Havendo predisposição, pode ocorrer uma hérnia de disco”, explica a fisioterapeuta.

Welika também alerta para a condução de produtos pesados. Uma sobrecarga por um longo tempo ou diariamente, como acontece em algumas profissões, provavelmente machucará o disco intervertebral. Diante disso, a sugestão é que,  ao conduzir bolsas e mochilas, não ultrapassem mais do que 10% do seu peso para não lesionar a coluna”, justifica.

A fisioterapeuta ainda recomenda a pessoa a não fumar. Segunda Welika, as essências tóxicas encontradas no cigarro acarretam a diminuição dos vasos que “alimentam” o disco intervertebral. “Logo, o disco vai receber menos nutrientes levados pelo sangue. Mal nutridos, os discos se tornam mais suscetíveis a lesões, a exemplo da hérnia de disco”, ressalta.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe