A Paraíba o tempo todo  |

Areia recebe três médicos cubanos

Médicos cubanos vão atuar na saúde básica municipal

Três médicos cubanos foram recebidos pela Prefeitura Municipal de Areia, nessa quinta-feira (13) como novos integrantes do quadro da saúde básica do município. O grupo – um homem e duas mulheres – foi contratado por meio do programa federal Mais Médicos e vai se dividir nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) da família.

Um deles deverá atuar no Distrito de Matalimpa, já os outros dois ainda terão os locais definidos. Os médicos são Ihosvanny Contrera Del Toro, Gladys Dufat Ducnãs e Duquênia Rodrigues Alvarez. Eles foram recebidos pelo prefeito Paulo Gomes (PRB) e pela secretária de Saúde, Estela Rodrigues, que comemoraram a chegada dos profissionais para reforçar aos quadros da saúde pública municipal.

Segundo a Prefeitura, os salários dos profissionais serão pagos pelo governo federal, já a hospedagem dos cubanos ficará por conta do Executivo Municipal. “É muito bom tê-los aqui, eles têm experiência com o formato de atendimento e têm uma consciência de que a profissão existe para ajudar”, disse Paulo Gomes.

 

Conforme a secretária, os novos médicos terão um período para se instalarem na cidade e logo depois da chegada dos carimbos com o número do registro no CRM, iniciarão o trabalho propriamente dito.

 

Os cubanos desembarcaram na cidade no mesmo dia em que era realizada uma sessão especial na Câmara Municipal de Areia em homenagem a mulher. O trio foi convidado a participar e também foi homenageado pelos parlamentares e pelo prefeito Paulo Gomes, que presenteou as duas mulheres cubanas com um buquê de flores em comemoração ao mês da mulher.

 

Na sessão especial, o prefeito e a secretária de saúde aproveitaram para falar do prazer em receber os médicos e disseram que esperam que eles deem seu melhor e trabalhem com dedicação para que o povo viva melhor.

Mais Médicos

 

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no país.

 

Assessoria PMA


Foto: Clemilson/ Setur

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe