A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou a implantação da Política de Saúde Mental na Rede de Ensino do Estado. O Projeto de Lei 3.823/2022 determina que as instituições de ensino das redes públicas e privada deverão fornecer orientações para atendimento psicossocial e psiquiátrico no Sistema Único de Saúde (SUS). Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (7), a Casa de Epitácio Pessoa aprovou ainda o uso facultativo de máscaras de proteção contra a covid-19 em condomínios.
De acordo com a deputada Camila Toscano, autora da matéria, o poder público deverá garantir o acesso à assistência em saúde mental, bem como o acolhimento, acompanhamento e tratamento psicológico e psiquiátrico aos profissionais e estudantes encaminhados pelas instituições de ensino com sintomas de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, além de tendências suicidas. “A Política de Saúde Mental é o projeto que queremos trazer para a Paraíba. Nunca vimos em nenhum momento tantas crianças e adolescente com problemas mentais. Enquanto Poder Público temos o dever de ajudar de alguma forma através de políticas públicas para salvar nossas crianças. Tudo isso já está extremamente agravado e, principalmente, após uma pandemia, esse problema tende a aumentar. Trata-se de um projeto que irá ajudar nossas crianças e nossos adolescentes a terem um futuro tranquilo. Hoje, a saúde mental está muito mais necessitada de socorro”, afirmou a deputada Camila Toscano.
A deputada Rafaela Camaraense, relatora do projeto, argumentou após o momento de pandemia da covid-19 muitas pessoas estão sofrendo com distúrbios mentais “devido ao isolamento que a pandemia causou. E a saúde mental é sempre uma pauta do Poder Legislativo e nós estamos aqui para contribuir e beneficiar a população paraibana”, afirmou. A deputada Pollyanna Dutra, acrescentou que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental tornou-se uma consequência primária da pandemia da covid-19. “É muito importante para esse parlamento fazer esse debate. Temos vistos muitos jovens depressivos. Parabenizo a deputada Camila Toscano pela autoria”.
Os deputados também aprovaram a Medida Provisória 306/2022, do Poder Executivo, tornando facultativo o uso de máscaras de proteção contra a covid-19 para moradores, funcionários, visitantes e colaboradores que circulam pela área comum de condomínios localizados em municípios onde o percentual de vacinação com duas doses for superior a 70%.
PEQUENO EXPEDIENTE
A deputada estadual Rafaela Camaraense aproveitou o Pequeno Expediente para reforçar a importância de políticas públicas que facilitem a inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Uma pesquisa do IBGE concluiu que o País tem 14 milhões de desempregados, com uma população inativa de 14%. Esse índice é ainda maior entre os jovens. Na faixa etária entre 14 e 24 anos, o desemprego afeta 77%. Os números só reforçam a gravidade e a urgência em debater soluções para que os jovens sejam incluídos no mercado de trabalho”, alertou a parlamentar.
Assessoria
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…