Categorias: Saúde

Especialista dá dicas de como estimular a autonomia do paciente idoso

PUBLICIDADE

Respeitar a autonomia do idoso é de extrema importância para que ele possa ter uma boa qualidade de vida. Durante a terceira idade é comum que familiares e pessoas próximas tenham uma visão de incapacidade do idoso para realizar as atividades do dia-a-dia. Segundo a psicóloga Nilsonete Lucena, do Programa de Atenção a Política da Pessoa Idosa da Prefeitura de João Pessoa, os familiares tendem a ter excesso de cuidado com a pessoa idosa, no entanto não percebem que essa atitude pode ocasionar sofrimento ao idoso.

“O cuidar da pessoa idosa não significa tolir a sua autonomia. Cuidar significa observar se o idoso apresenta alguma limitação e tentar ajudá-lo. Infelizmente, os familiares confundem a essência do cuidado e acabam superprotegendo o idoso ou tratando-o como criança. Isso é muito desgastante, podendo levá-lo a desenvolver um quadro de depressão, insegurança, baixa autoestima ou sentimento de inutilidade”, comentou Nilsonete Lucena.

Porém, a especialista explica ainda a velhice está longe de ser um sinônimo de dependência, já que, apesar das especificidades de cada um, essa fase pode ser aproveitada para o autoconhecimento, inovação e mudanças de hábitos.
Segue algumas dicas para te ajudar a estimular a independência e autonomia do idoso.:

Diferença entre autonomia e independência do idoso
Apesar de se complementarem, cada uma possui um conceito diferente. A autonomia, por exemplo está mais ligada à tomada de decisão do indivíduo, ou seja, lidar com as questões mentais e emocionais.
Já a independência está mais ligada à realização de tarefas e afazeres do cotidiano sem intervenções de outras pessoas. Quando se trata da terceira idade, é possível observar idosos com autonomia, mas com independência limitada, ou vice versa.

Como possibilitar autonomia e independência ao idoso
Oferecer uma boa alimentação
Independente da idade, o corpo humano necessita de energia para realizar as atividades do dia-a-dia. Porém, quando se trata de uma pessoa com mais de 60 anos, a atenção aos nutrientes fornecidos pelos alimentos deve ser ainda maior. Além disso, a boa alimentação evita o agravamento de doenças como diabetes ou outras semelhantes.

Incentivar a prática de exercícios físicos
As atividades físicas, quando realizadas sob a supervisão de um profissional, são capazes de fornecer inúmeros benefícios à independência dos idosos, como: prevenir doenças , auxiliar o metabolismo e, também, a combater a perda de habilidade cognitiva.

Estimular o cérebro
Já as atividades relacionadas a exercitação do cérebro, como cruzadinhas, leitura e outros tipos de jogos, contribuem para a autonomia do indivíduo.

Protagonistas do Cotidiano
Identifique na história de vida do idoso elementos que lhe davam prazer, tais como músicas, entretenimentos, passeios, e etc. Busque trazer para o dia a dia estes temas dentro das possibilidades.

Por exemplo, se o hobbie era viajar e não for possível retomar esse lazer, ofereça livros de viagens, mostre fotos e vídeos sobre os lugares que ele foi e solicite que conte como foram suas aventuras. Apesar das possíveis limitações, encontre formas do idoso ser útil e ter participação ativa no cotidiano.

Por exemplo, se gostava de cozinhar, deixe com ele função de montar o cardápio do dia, ou fazer pequenas tarefas como separar o feijão ou lavar a verdura. Será uma forma de estimular motricidade, cognição e auto estima. Estimule o máximo de autonomia possível. Além de ser um bom exercício de autocuidado, ajudará na auto estima e será uma forma de respeito e dignidade. Na medida do possível, mesmo que de forma supervisionada ou parcial, deixe o idosos responsável por escovar seus cabelos, escolher a roupa que vai usar, manusear os talheres nas refeições e etc.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da PB sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

24 de novembro de 2024

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na Assembleia Legislativa

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024