Avós presentes ajudam netos a desenvolver segurança e superar desafios

PUBLICIDADE

Ter os avós participando da vida dos netos pode ajudar a criança a se tornar uma pessoa mais carinhosa, com mais segurança, maior maturidade emocional e mais assertividade. A afirmação é da psicóloga da Hapvida Notre Dame Intermédica, Michelle Costa, que aponta que o vínculo faz bem para todo o núcleo familiar.

“O vínculo fortalece as potencialidades emocionais e encoraja a mudança de comportamento ou emocional; isso faz com que os desafios sejam encarados com mais facilidade e superados com menos dificuldade e frustração”, ressalta.

A psicóloga ressalta que, apesar da opinião popular que os avós “estragam” os netos, a relação pode ensinar e trazer lições, ainda que seja na maior parte do tempo de carinhos, mimos e agrados. “O afeto também educa e acolhe”, aponta a especialista, que pontua a capacidade dos idosos em impor limites, quando necessário.

“Estudiosos da psicologia afirmam que a função dos avós é tornar real todos os ‘desejos’ dos netos, contudo, os avós sabem da necessidade dos limites, orientações educacionais e emocionais que precisam ser colocados ao longo da vida de uma criança”, esclarece.

Além de fazer bem para o neto, ter uma criança por perto pode ser terapêutico para um idoso. Estudos recentes têm apontado os benefícios mútuos dessa interação, como o bem-estar emocional, estimulação cognitiva, envelhecimento saudável e fortalecimento de laços familiares. Michelle revela que é comum o sentimento de “utilidade” nos avós, ao sentir que contribuem na educação e na criação dos netos, o que também ajuda a estimular a memória, o vínculo afetivo e a proatividade.

Sem a referência de avós por perto, uma criança pode ter sua construção emocional afetada, tendo uma tendência maior à insegurança e ao medo de estabelecer relações afetivas; pode ter, no futuro, problemas com figuras de autoridade e se tornar um adulto insatisfeito com as conquistas ao longo da vida.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024