A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba divulgou o balanço das arboviroses em 2024, confirmando 16 óbitos no estado decorrentes de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, sendo 11 causados por dengue e cinco por chikungunya. O levantamento, que abrange o período de janeiro a 28 de dezembro, também aponta um aumento expressivo nos casos de dengue em comparação ao ano anterior.
Segundo o boletim, foram registrados 16.597 casos prováveis de arboviroses no estado, com a predominância da dengue (14.789 casos, ou 89,11%). Chikungunya contabilizou 1.711 casos (10,31%), enquanto zika teve 97 casos notificados (0,58%).
As 11 mortes confirmadas por dengue ocorreram nos municípios de Cabedelo (1), Camalaú (1), Campina Grande (2), Catolé do Rocha (1), Conde (1), João Pessoa (2), Lucena (1), Massaranduba (1) e São João do Rio do Peixe (1). Além disso, quatro óbitos seguem em investigação nas cidades de Bananeiras, Itabaiana, João Pessoa e Monteiro.
Em relação à chikungunya, os cinco óbitos confirmados foram registrados em Sapé, João Pessoa, Campina Grande, Pirpirituba e Monteiro. Já para a zika, não houve registro de mortes confirmadas ou em investigação.
Comparando com o mesmo período de 2023, os números mostram um crescimento alarmante de cerca de 100% nos casos de dengue, que no ano passado contabilizou 7.208 notificações. A chikungunya também apresentou aumento de 18%, enquanto os casos de zika tiveram uma redução de 18%.
A técnica responsável pelas Arboviroses da SES, Carla Jaciara, reforçou a necessidade de manter os cuidados preventivos, alertando ainda para a febre oropouche, que já registra sete casos confirmados na Paraíba em 2024, distribuídos entre Alagoa Nova (4), Campina Grande (2) e João Pessoa (1).
A SES destacou as ações contínuas de monitoramento e prevenção realizadas em parceria com os municípios, como a aplicação de inseticidas, campanhas de orientação e “Dias D” de vacinação. A população também é convocada a contribuir, eliminando criadouros do mosquito e acionando os órgãos responsáveis para inspeção de terrenos baldios e imóveis fechados.
O Boletim completo pode ser acessado por meio do link:
https://paraiba.pb.gov.br/
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), sancionou nesta quarta-feira (08) a…
Após eliminar o Santa Cruz em pleno Arruda, o Treze terá uma nova decisão, e…
João Pessoa contará com um incremento significativo na sua malha aérea durante o período de…
Um jovem morreu após ser baleado em frente à sucata onde trabalhava, no bairro do…
Nem bem o ano legislativo começou e os vereadores da cidade de Santa Rita permenecem…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (08) alertas para chuvas intensas em…