A Paraíba o tempo todo  |

Bebês ganham mais conforto com Técnica da Redinha e Musicoterapia

Bebês ganham mais conforto no Hospital Unimed JP com Técnica da Redinha e Musicoterapia

Duas intervenções simples têm alcançado resultados significativos na UTI Neonatal e no Berçário do Hospital Unimed João Pessoa. São a Técnica da Redinha e a Musicoterapia, que fazem parte do Programa de Humanização do Núcleo de Desenvolvimento Humano da Cooperativa. Incluídas como rotina nos cuidados neonatais, elas têm contribuído para diminuir o período de internação hospitalar dos recém-nascidos.

Associadas, a Técnica da Redinha e a Musicoterapia proporcionam conforto e melhoram o ganho ponderal, a postura, o estado comportamental e o desenvolvimento neuronal dos bebês. Além disso, reduzem as alterações fisiológicas, as apneias e a necessidade de oxigênio.

Na UTI Neonatal, as técnicas são utilizadas em bebês prematuros estáveis, mais chorosos e irritados, que não estejam utilizando oxigênio e nos momentos em que as mães não possam estar com eles. “Cientes de que a presença, o toque e o calor materno (Método Canguru) são insubstituíveis, aliamos estas técnicas como ferramenta no fortalecimento do vínculo bebê-família”, informou a pediatra Alexandrina Lopes, coordenadora de Capacitação Funcional e Humanização da Unimed JP, setor que integra o Núcleo de Desenvolvimento Humano.

Para a pediatra Halbiege Lea Di Pace, coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Unimed JP, a humanização aliada à tecnologia de ponta, implantada nas unidades neonatais, é o grande diferencial na assistência. “Como dito por Chagas [Marly Chagas, especialista em Musicoterapia], ‘que a música é igual ao leite materno: alimenta, preenche e aconchega’”, citou a médica.

APROVAÇÃO
Os pais aprovam a iniciativa. Que o diga Suênya Regina, mãe da pequena Larissa, há dois meses internada na UTI Neonatal. “Quando eu soube que meu bebê iria ter a oportunidade de ficar na redinha, fiquei bastante animada, pois sabia dos benefícios que a técnica proporciona. E, de fato, vi isso acontecer quando cheguei e vi minha princesa toda acomodada na rede, bem tranquila, ao som de uma música gostosa. Ela dormia como um anjinho de Deus”, relata emocionada.

Suênya Regina destacou o conforto proporcionado à filha. “Ela estava calma, dormindo bem relaxada. Fiquei muito animada. Foi emocionante ver essa cena”, afirmou. A mãe disse que aprova e recomenda a Técnica da Redinha e a Musicoterapia. “Além dos benefícios de oferecer tranquilidade e ajudar no desenvolvimento motor e sensorial, na audição, ela oferece ao meu bebê a maravilhosa sensação de estar novamente dentro do útero da mamãe, proporcionando segurança e enfatizando o vínculo de amor incondicional”, disse.

As pediatras Alexandrina Lopes e Halbiege destacam, ainda, outro ponto positivo da redinha. De acordo com as médicas, ela nos lembra da nossa origem nordestina e da linguagem universal no cuidar: o amor, o acolhimento e a empatia pelo próximo.


Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe