Categorias: Saúde

Bebês ganham mais conforto com Técnica da Redinha e Musicoterapia

PUBLICIDADE

Bebês ganham mais conforto no Hospital Unimed JP com Técnica da Redinha e Musicoterapia

Duas intervenções simples têm alcançado resultados significativos na UTI Neonatal e no Berçário do Hospital Unimed João Pessoa. São a Técnica da Redinha e a Musicoterapia, que fazem parte do Programa de Humanização do Núcleo de Desenvolvimento Humano da Cooperativa. Incluídas como rotina nos cuidados neonatais, elas têm contribuído para diminuir o período de internação hospitalar dos recém-nascidos.

Associadas, a Técnica da Redinha e a Musicoterapia proporcionam conforto e melhoram o ganho ponderal, a postura, o estado comportamental e o desenvolvimento neuronal dos bebês. Além disso, reduzem as alterações fisiológicas, as apneias e a necessidade de oxigênio.

Na UTI Neonatal, as técnicas são utilizadas em bebês prematuros estáveis, mais chorosos e irritados, que não estejam utilizando oxigênio e nos momentos em que as mães não possam estar com eles. “Cientes de que a presença, o toque e o calor materno (Método Canguru) são insubstituíveis, aliamos estas técnicas como ferramenta no fortalecimento do vínculo bebê-família”, informou a pediatra Alexandrina Lopes, coordenadora de Capacitação Funcional e Humanização da Unimed JP, setor que integra o Núcleo de Desenvolvimento Humano.

Para a pediatra Halbiege Lea Di Pace, coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Unimed JP, a humanização aliada à tecnologia de ponta, implantada nas unidades neonatais, é o grande diferencial na assistência. “Como dito por Chagas [Marly Chagas, especialista em Musicoterapia], ‘que a música é igual ao leite materno: alimenta, preenche e aconchega’”, citou a médica.

APROVAÇÃO
Os pais aprovam a iniciativa. Que o diga Suênya Regina, mãe da pequena Larissa, há dois meses internada na UTI Neonatal. “Quando eu soube que meu bebê iria ter a oportunidade de ficar na redinha, fiquei bastante animada, pois sabia dos benefícios que a técnica proporciona. E, de fato, vi isso acontecer quando cheguei e vi minha princesa toda acomodada na rede, bem tranquila, ao som de uma música gostosa. Ela dormia como um anjinho de Deus”, relata emocionada.

Suênya Regina destacou o conforto proporcionado à filha. “Ela estava calma, dormindo bem relaxada. Fiquei muito animada. Foi emocionante ver essa cena”, afirmou. A mãe disse que aprova e recomenda a Técnica da Redinha e a Musicoterapia. “Além dos benefícios de oferecer tranquilidade e ajudar no desenvolvimento motor e sensorial, na audição, ela oferece ao meu bebê a maravilhosa sensação de estar novamente dentro do útero da mamãe, proporcionando segurança e enfatizando o vínculo de amor incondicional”, disse.

As pediatras Alexandrina Lopes e Halbiege destacam, ainda, outro ponto positivo da redinha. De acordo com as médicas, ela nos lembra da nossa origem nordestina e da linguagem universal no cuidar: o amor, o acolhimento e a empatia pelo próximo.


Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito de Cabedelo Vitor Hugo revela convite de Cícero Lucena para assumir secretaria em João Pessoa

O prefeito de Cabedelo e presidente estadual do Avante Vitor Hugo, em entrevista ontem (22),…

23 de outubro de 2024

Governador cria delegacia especializada no combate à circulação de armas ilegais

O Governo da Paraíba contará com uma delegacia especializada no combate à circulação e comercialização…

23 de outubro de 2024

Paraíba não receberá tropas federais no 2º turno das Eleições 2024

O estado da Paraíba não contará com tropas federais no segundo turno das eleições de…

23 de outubro de 2024

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 55 milhões para sorteio na quinta-feira

O concurso 2.788 da Mega-Sena, realizado ontem (22), não teve nenhum acertador das seis dezenas…

23 de outubro de 2024

Homem é perseguido e assassinado a tiros enquanto buscava o filho em uma creche em Cabedelo

Na tarde de ontem (22), um homem identificado como Rogério da Silva Gomes, de 25…

23 de outubro de 2024

Secretário de Comunicação da PB defende conciliação com deputados do PP após pleito de 2024, e prevê perda mínima

O secretário de Comunicação da Paraíba, Nonato Bandeira, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, na…

22 de outubro de 2024