É um serviço de saúde, mas com o bombardeio de publicidade nas redes sociais, uma campanha do Conselho Regional de Odontologia (CRO) busca conscientizar a população sobre promoções e publicidades relacionadas à saúde bucal durante a Black Friday.
Na Paraíba, este ano, 48 profissionais já foram notificados por infração ao código de ética de Odontologia relacionadas à promoção de serviços de saúde como produto. Segundo a coordenadora de fiscalizações do CRO-PB, Cariles Silva de Oliveira, as divulgações de descontos e promoções nunca foram permitidas, mas com a moda do Black Friday, ainda é preciso ressaltar.
“Na verdade a publicidade odontológica é regida por regras tanto na lei federal quanto no código de estica. A divulgação de descontos, promoções e preços baixos nunca foi permitida. Como esse período do Black Friday se associa a descontos de produtos, tentamos fazer com que compreendam que qualquer publicidade nesse sentido significa a mercantilização da odontologia. O profissional presta um serviço de saúde e saúde não é mercadoria” disse.
Considerado o “dentista das estrelas”, Bruno Ferreira dos Santos, que também é formado em Publicidade, confessa que no início da carreira foi pego de surpresa com algumas restrições para divulgar seu trabalho odontológico. “Eu, inclusive, no inicio da carreira levei duas notificações do CRO, porque o ‘antes e depois’ não é permitido mesmo com a autorização do paciente e eu fazia. Acredito que a formação acadêmica ainda bate pouco nessa tecla. São pouquíssimas as aulas que ressaltam isso. Claro, não existe isso de Black Friday e promoções, porque isso é algo fora da odontologia, mas acredito que a forma de divulgação do nosso trabalho poderia ser revista”, opinou.
Redação
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais