O Brasil registrou 776 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando neste domingo (4) 524.475 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.562. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -24% e aponta tendência de queda.
Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h deste domingo. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel de mortes acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.
Apenas o Acre apresenta tendência de alta nas mortes. Temos sete estados em estabilidade; DF e outros 17 apontam queda no comparativo com 14 dias atrás.
O estado de Roraima não divulgou novos dados de mortes neste sábado. Segundo a secretaria, o sistema estadual que centraliza os números de óbitos não é alimentado pelos municípios aos finais de semana e feriados.
m casos confirmados, desde o começo da pandemia, 18.766.280 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 25.794 desses confirmados no último dia – o menor número desde 14 de fevereiro. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 49.881 novos diagnósticos por dia – a mais baixa desde 24 de fevereiro. Isso representa uma variação de -32% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, o que indica tendência de queda também nos diagnósticos.
Em seu pior momento, a curva da média de diagnósticos chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho.
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).
Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.
Há sete dias, o Brasil se mantém em 12% de pessoas totalmente imunizadas, ou seja, que tomaram a segunda dose ou a dose única de vacinas contra a Covid. Foi em 28 de junho que o país registrou 12,09% de totalmente imunizados e neste domingo (4), são 12,79% de imunizados. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, divulgado às 20h de hoje. São 27.077.167 aplicações de segunda dose e de dose única, no total.
A segunda dose foi aplicada em 26.238.985 e a dose única em 838.182.
A primeira dose foi aplicada em 76.377.088 pessoas, o que corresponde a 36,07% da população.
Paraíba
A Paraíba tem 401.259 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas neste domingo (4). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 8.685 no estado desde o início da pandemia. São 1.248 novos casos e mais 15 mortes na última atualização. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença e 222 cidades registraram óbitos.
Consórcio de Imprensa
O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…
Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…
O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…
A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…