A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Cabedelo faz parceria com laboratório para retormar a realização do exame de Espirometria na Policlínica Municipal

A Secretaria de Saúde de Cabedelo, por meio da Policlínica Municipal Leonardo Mozart, retomou, nesta terça-feira (10), a realização do exame de Espirometria que estava sendo realizado apenas via regulação para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa.

Os exames estão sendo realizados em parceria com o laboratório GSK, todas as terças-feiras, nos turnos manhã e tarde, atendendo cerca de 24 pacientes por semana. Neste ritmo, espera-se zerar a fila de espera em, no máximo, 6 semanas. Posteriormente, de acordo com a necessidade, a parceria poderá ser renovada.

A espirometria é um exame de avaliação periódica para pacientes com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica. Por meio dele é realizada a medição do volume de ar em função do tempo que uma pessoa mobiliza à inspiração e à expiração máxima, ou seja, é analisado a quantidade de ar que alguém pode colocar dentro e fora de seus pulmões, bem como a velocidade com a qual essa ventilação acontece.

Para Karine Garcia, diretora da Policlínica, essa parceria tem sido essencial para auxiliar médicos e pacientes no diagnóstico e tratamento de algumas doenças respiratórias.

“Durante a pandemia, muitos pacientes podem ter sido impactados pela falta de realização do exame de espirometria e isso pode ter gerado uma demanda reprimida. Agora com a oferta desse exame aqui no município, ganharemos mais celeridade e os pacientes poderão receber o diagnóstico e tratamento adequados”.

Roberto lira, morador do Renascer, esperava há dois meses, mas agora se sente mais aliviado por conseguir realizar o exame.

“Eu sinto muito desconforto respiratório e falta de ar com poeira, cheiro forte, até o cheiro de chuva me incomoda. Que bom que eu consegui fazer hoje; eu estava precisando deste exame pra o diagnóstico de uma possível asma.”

Parceria

A GSK vem realizando parcerias com instituições públicas, por meio do Programa SOPRO, que consiste em disponibilizar um equipamento de espirômetro, um técnico capacitado e serviço de laudo médico, com o intuito de apoiar a instituição para realização do exame aos pacientes e permitir o diagnóstico de DPOC

O objetivo da GSK é ajudar aos pacientes com DPOC a serem diagnosticados e terem a chance de receber tratamento adequado.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe