Com mais de 70% da população imunizada, Campina Grande iniciou nesta terça-feira (29), a aplicação da quarta dose, que é uma segunda aplicação de reforço, da vacina contra Covid-19 para os idosos. O público inicial são os maiores de 80 anos de idade. A vacina está sendo aplicada em Unidades Básicas de Saúde e no modelo drive-thru, no ginásio O Meninão. O movimento durante a manhã com grande, com muitos idosos procurando os postos de vacinação para tomar a dose de reforço.
A aplicação é voltada para os idosos que receberam a dose de reforço com pelo menos quatro meses de intervalo. Para ter acesso à vacinação, não é necessário realizar agendamento, bastando se deslocar até um dos pontos de vacinação com o cartão de vacinação em mãos e um documento de identificação pessoal.
Para os idosos acamados, os familiares devem acionar a Equipe de Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde de referência para o endereço. Caso seja uma área descoberta, é necessário preencher um formulário que uma equipe de imunização volante entra em contato e agenda para fazer a vacinação em O formulário está disponível no site da prefeitura.
A quarta dose é administrada preferencialmente com a vacina Pfizer, independentemente da vacina tomada anteriormente. Antes, ela só era aplicada em imunossuprimidos.
Para melhorar o acesso dos idosos à vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar dias D de vacinação por Distritos Sanitários para descentralizar a oferta da imunização e evitar que os idosos precisem se deslocar por longas distâncias.
João Pessoa – Em João Pessoa, alguns pontos itinerantes para a vacinação contra a Covid-19 e para a realização de testes para detecção do coronavírus foram abertos nesta terça-feira (29). Segundo a Secretaria de Saúde da capital, não é necessário fazer agendamento para ter acesso aos serviços.
PB Agora