Mais uma marca importante foi conquistada nesta segunda-feira, 16, no enfrentamento à covid-19 e na campanha municipal de imunização de Campina Grande. É que a cidade atingiu 80% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose, seja primeira dose ou a dose única. Foram 237.920 que pessoas receberam a D1 e 6.260 que tomaram a vacina de dose única.
Outras 83.054 pessoas já receberam a segunda dose. Somando as pessoas que receberam duas doses e aquelas que tomaram dose única, o percentual de pessoas com esquema vacinal completo é de cerca de 30%.
A vacinação está na faixa etária dos 23 anos de idade acima, restando apenas cinco faixas de idade para finalizar a primeira etapa da imunização da população adulta. Do último sábado, 14, até esta segunda-feira, 16, mais de 14 mil novas pessoas foram vacinadas. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o recebimento de novas remessas de vacina para retomar a aplicação de D1 com ampliação do grupo por idade.
“Estamos extremamente felizes com mais esse resultado importante. Mas sabendo que ainda restam muitas pessoas a serem vacinadas, sobretudo, quando a imunização for liberada para menores de 18 anos de idade. E também compreendemos que é necessário completar o esquema vacinal com a segunda dose. Por isso, pedimos muita cautela da população para continuar mantendo todos os cuidados necessários”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Filipe Reul.
Os números da vacinação já se refletem no controle de casos da covid-19. A cidade já está há mais de 50 dias sem a ocorrência de morte de gestantes ou puérperas pelo novo coronavírus e o número de óbitos caiu 66% entre junho e julho na cidade. Já a taxa de ocupação de leitos no Complexo Municipal Hospitalar Pedro I diminuiu 69%.
PB Agora