A Secretaria de Saúde de Campina Grande realizou entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro o 5º Levantamento Rápido do Índice por Aedes aegypti no Município e o resultado apontou a menor taxa de infestação do mosquito no ano. A cidade chegou ao índice de 1.7, o que significa dizer que apenas 1,7% das casas vistoriadas apresentaram focos do mosquito.
Com esse resultado, o risco de proliferação das doenças provocadas pelo Aedes aegypti, como Dengue, Zika, Chinkungunya e Febre Amarela, cai de alto para médio risco, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde. No levantamento anterior, realizado em setembro, o índice era de 4,2%, o que corresponde a um alto risco.
Foram vistoriadas 7.790 residências e a maioria dos focos estava em recipientes a nível de chão, como os tonéis, cisternas e as caixas d’água. Cerca de 85% dos focos estavam nos domicílios, percentual menor que da pesquisa anterior, quando 93% dos registros estavam nas casas. Dos 53 bairros e localidades vistoriados na cidade, oito apresentaram índice de 0,2%. Os bairros com as menores taxas de infestação são Conceição, Cuités, Estação Velha, Jardim Continental, Monte Santo, Sandra Cavalcante, Tambor e Vila Cabral de Santa Terezinha.
No total, 17 locais ficaram com índice abaixo de 1%, ou seja, com baixo risco de proliferação das doenças e 35 ficaram entre 1 e 3%, que representa risco médio. Apenas o distrito de São José da Mata apresentou resultado com alto risco, já que os Agentes de Combate às Endemias identificaram focos do mosquito em 5% dos imóveis visitados.
“É um resultado satisfatório, principalmente neste período que antecede o verão, porque é quando a época de calor acelera o ciclo de evolução da larva e o mosquito se reproduz mais rapidamente. Contudo, é necessário não apenas manter, mas também redobrar os cuidados, já que estamos entrando na estação mais quente do ano”, disse a gerente de Vigilância Ambiental, Rossandra Oliveira.
Para conhecer o resultado do 5º Levantamento Rápido do Índice por Aedes aegypti no Município basta acessar https://campinagrande.pb.gov.br/campina-grande-reduz-de-forma-significativa-infestacao-do-aedes-aegypti-e-chega-ao-menor-indice-do-ano/
Da Redação com Assessoria
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…