A partir desta segunda-feira, 22, as pessoas a partir de 60 anos de idade e os trabalhadores de saúde de Campina Grande vão poder tomar a terceira dose da vacina da covid-19 a partir de 5 meses após o recebimento da segunda dose. Antes o intervalo adotado era de 6 meses.
Assim, a dose 3 para estes grupos será administrada em quem tomou a dose 2 até o dia 22 de junho. Para os idosos são disponibilizados dez locais, sendo sete pela manhã, incluindo o Parque do Povo, e outros três locais à tarde, conforme a programação. Para os profissionais de saúde, a D3 será aplicada pela manhã e à tarde exclusivamente na Esac – Catolé.
“Essa é uma primeira ação no sentido de reduzir o intervalo entre D2 e D3, conforme orientação do Ministério da Saúde. Vamos iniciar pelos públicos que já estavam sendo cobertos com a terceira dose. Para o público em geral a partir de 18 anos ainda não começamos a administração da dose 3 porque ainda não recebemos as vacinas para atender a este grupo”, explicou a gerente de atenção básica, Samira Luna.
Haverá ainda aplicação de terceiras doses em imunssoprimidos, estes com um intervalo menor, já que recebem a D3 aqueles que tomaram a D2 há no mínimo 28 dias. Também está prevista a aplicação de primeiras doses para adolescentes de 12 a 17 anos e para adultos retardatários, além de segundas doses de todos os imunizantes.
A Secretaria de Saúde de Campina Grande já vacinou mais de 323 mil campinenses a partir de 12 anos de idade com ao menos uma dose, o que corresponde a 93% do público-alvo da campanha de imunização. Desse total, 247 mil já receberam a segunda dose, ou seja, cerca de 70% da população vacinável, e mais de 37 mil já tomaram a dose 3.
Redação com assessoria