Com pouco estoque de doses, Campina Grande vai vacinar apenas profissionais de saúde em hospitais, nesta quarta-feira (28), contra a Covid-19. Também serão vacinados os os profissionais que vão receber a segunda dose.
A aplicação primeira dose da vacina foi suspensa nesta quarta-feira (28), para idosos a partir de 60 anos e alguns profissionais de saúde, bem como a aplicação da segunda dose do público que ainda está em atraso.
Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apenas profissionais de saúde que trabalham nos hospitais e ainda não se vacinaram vão receber a primeira dose, além da segunda dose para os trabalhadores que já estão em tempo de receber. Para receber a primeira dose, é necessário que uma relação com os nomes dos profissionais seja fornecida pela direção dos hospitais.
Desde o último sábado (24), a prefeitura estava vacinando todos os profissionais da saúde, incluindo profissionais de educação física, nutrição e psicologia.
Diante dessa decisão, o Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) emitiram uma nota à prefeitura para que a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais de saúde se restrinja especificamente aos trabalhadores que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão de saúde.
Com a determinação, fica temporariamente suspensa a vacinação para os profissionais que trabalham em academias de ginástica, óticas, salão de bezerra, clínicas de estética, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal. Há ressalva para os profissionais de educação física que comprovarem atuação em hospitais, clínicas ou serviços de tratamento pós-covid.
Redação