Categorias: Saúde

Casos de dengue caem na PB

PUBLICIDADE

O novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nesta segunda-feira (12), evidencia o permanente declínio da dengue na Paraíba. De acordo com os dados do boletim, o número de notificações recebidas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), na semana epidemiológica 35, que vai do período de 28 de agosto e 3 de setembro, foi de 26 casos suspeitos. Todos estão em processo de investigação para confirmação ou descarte.

Com a continuidade da busca retrospectiva e de reinvestigação de prontuários por meio do novo protocolo de investigação de suspeitas de morte por dengue, a SES confirmou dois novos óbitos, que ocorreram em semanas anteriores, mas cujas investigações foram concluídas nesta semana. Com os dois novos casos, o total de falecimentos sobe para seis: em João Pessoa (dois), Guarabira, Caturité, Catolé do Rocha e Campina Grande.

Os municípios de onde partiram as novas notificações foram Araruna, Bayeux, Cabedelo, Coremas, João Pessoa, Santa Luzia e Matureia. Os casos continuam a cair e, com a chegada do verão, esta queda possivelmente se potencializará.

Prevenção – O Governo do Estado segue monitorando os casos, acompanhando e realizando ações de caráter preventivo e educativo em parceria com os 223 municípios. Também estão sendo feitas visitas técnicas às gerências regionais de Saúde, onde são oferecidas capacitações e oficinas de orientação sobre a doença. A SES investiu ainda R$ 77 mil na aquisição de jogos infantis chamados “Olimpíadas da Dengue”, para trabalhar com crianças em escolas, ensinando sobre os cuidados de prevenção e tratamento da doença.

A SES segue alertando sobre a importância de algumas medidas simples para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, como tampar as caixas d’água; guardar os pneus em local coberto e seco; não deixar que as garrafas acumulem água, colocando-as sempre com a boca para baixo; observar sempre as calhas para ver se existe água acumulada, e colocar areia nos pratos das plantas.

Neste mês de setembro será discutida toda a programação com relação às ações de vigilância e controle da doença a serem implantadas no próximo ano. Haverá três atividades voltadas para a construção do Plano de Contigência – 2011:

• 13/09 – Reunião da Vigilância em Saúde para avaliação de 2011;
• 15/09 – Reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, que será isolado dos demais municípios por ser o território de maior densidade demográfica;
• 28/09 – Reunião com demais municípios considerados prioritários pelo Ministério da Saúde.

Os novos dados – Até o dia 3 de setembro, foram registrados 12.157 casos de dengue na Paraíba. Desse total, 6.787 foram de dengue clássica (DCC); 110 de dengue com complicações; 93 de febre hemorrágica da dengue (FHD) e seis óbitos.
 

 

Secom PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 58 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…

4 de janeiro de 2025

Família é resgatada após naufrágio em moto aquática no rio Paraíba

Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…

4 de janeiro de 2025

João Pessoa é destaque na BBC como destino turístico em alta no NE: de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão

A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…

4 de janeiro de 2025

Operação Verão 2025 combate loteamento irregular da faixa de areia em Cabedelo

Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…

4 de janeiro de 2025

Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas

Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…

4 de janeiro de 2025

Ossada humana é encontrada em região de mata próxima ao açude de Bodocongó, em CG

Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…

4 de janeiro de 2025