Central de Transplantes da Paraíba encerra 2024 com 28% mais doações que em 2023

PUBLICIDADE

A Paraíba registrou em 2024, por meio da Central Estadual de Transplantes, um total de 50 doações de múltiplos órgãos. O número é o maior já contabilizado desde 2001, e 28% maior em comparação com o ano anterior, quando foram realizadas 39 doações. Ao todo, foram 137 órgãos captados, entre coração, fígado e rins, além de 154 doadores de córneas, que é um tecido.

Durante os últimos 12 meses, também foram registrados 266 transplantes. De janeiro a dezembro, o órgão mais transplantado na Paraíba foi o fígado, que deu vida nova a 32 pacientes que aguardavam na lista de espera. Na sequência dos transplantes mais realizados no estado em 2024 aparecem o de rim (21) e de coração (8). Em relação às córneas, foram 192 transplantes.

Em 2024, a Paraíba ainda bateu recorde em doações de coração, somando ao todo 12 captações e oito transplantes realizados no Estado. Os outros quatro corações foram aceitos pela Central de Transplantes de Pernambuco. Esse é o maior número dos últimos 23 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. O número de transplantes de fígado também superou o ano de 2023 em 23%. De janeiro até dezembro, foram realizados 32 transplantes de fígado, enquanto no ano anterior foram 26.

Ano passado, a Central de Transplantes também ajudou a mudar a vida de pessoas em outros estados. Em virtude da incompatibilidade com os receptores da lista de espera na Paraíba, foram enviados 69 órgãos para os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Segundo a diretora-geral da Central de Transplantes, Rafaela Dias, uma soma de fatores permitiu o crescimento dos números. “Terminamos o ano de 2024 com a certeza de que avançamos muito em relação às doações de órgãos e transplantes na Paraíba. Batemos recorde no número de doações e transplantes de coração, superamos o número de transplantes de fígado em comparação a 2023 e ainda ajudamos a salvar 69 vidas em dez estados, com órgãos que foram doados aqui na Paraíba. Tudo isso é fruto dos investimentos do Governo do Estado, sem falar nas capacitações promovidas junto às nossas equipes e da compreensão das famílias de que o ‘sim’ delas está salvando vidas,” destaca.

O estado terminou o ano com 704 pessoas na lista de espera, sendo 461 de córneas, três de coração, 34 de fígado e 206 de rim. Na Paraíba um doador pode ajudar a transformar a vida de até seis pacientes com a doação de coração, fígado, rins e córneas. Para ser um doador de órgãos e tecidos, é necessário expressar o desejo para os familiares em vida, não sendo necessário deixar qualquer informação por escrito. Apenas a família pode autorizar a doação.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito de Caldas Brandão anuncia saída do MDB e filiação ao PSB

O prefeito de Caldas Brandão, Fábio Rolim, anunciou, nesta segunda-feira (14), sua saída do MDB…

14 de abril de 2025

Presidente da CMJP, Dinho confirma mudança partidária e candidatura em 2026: “Meu tempo de vereador acabou”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, confirmou nesta segunda-feira (14) em…

14 de abril de 2025

Governo da Paraíba já convocou mais de 9 mil aprovados em concursos desde 2019, diz João Azevêdo

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (14), que mais de 9 mil candidatos aprovados…

14 de abril de 2025

Cícero no PSB? Mersinho Lucena diz que mudança não é exigência, mas poderia ter peso simbólico

De olho nas articulações para as eleições de 2026, o deputado federal Mersinho Lucena (PP)…

14 de abril de 2025

Médico que acompanha a saúde de Bolsonaro detalha complexidade da nova cirurgia realizada no ex-presidente

O cardiologista Leandro Echenique, que faz parte da equipe médica que acompanha o quadro de…

14 de abril de 2025

Cícero intensifica agenda no interior e prevê novas visitas ao Cariri: “Sempre que possível, estarei mostrando nossa gestão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), vem ampliando sua presença política pelo interior…

14 de abril de 2025