O fígado, os rins e as córneas doados, na noite dessa terça-feira (1º), no Hospital de Trauma de Campina Grande, vão ajudar a transformar a vida de cinco pacientes que aguardavam na fila de espera.
A doação foi autorizada pelos familiares de um homem de 63 anos, vítima de um hematoma intrapariquematoso, que é a ocorrência de um sangramento e a formação de um coágulo dentro do cérebro.
Antes de iniciar o procedimento de captação, os colaboradores da instituição prestaram uma homenagem ao paciente e à família do doador. O “cortejo da vida” é um corredor humano, feito desde a saída da UTI Clínica, onde o paciente estava internado, até o Bloco Cirúrgico, onde aconteceu a cirurgia de captação dos órgãos.
De acordo com a enfermeira coordenadora do núcleo de Campina Grande, Marcella Belo, é graças à permissão da família doadora que outras pessoas têm a chance de voltar a fazer planos. “Às vezes, o transplante é a única chance que uma pessoa tem de continuar viva, e é o ‘sim’ para a doação de órgãos que possibilita esperança de vida e realização de sonhos”, enfatiza.
Com o gesto da família do doador, poderão viver melhor, um homem de 50 anos, receptor do fígado, e dois homens, de 34 e 52 anos, do estado da Bahia, que irão receber os rins. Também poderão ter uma visão com mais qualidade outros dois pacientes, que vão receber as córneas.
A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, lembra que na Paraíba uma doação de órgãos pode salvar até seis pessoas.
“Aqui no estado, realizamos transplantes de coração, fígado, rins e córneas. Então, um só doador é capaz de transformar a vida de seis pacientes, e devolver a eles e a seus familiares uma vida com mais esperança. Não são apenas números, são vidas transformadas”, completa.
Este ano, a Paraíba já realizou 150 transplantes e ainda aguardam na fila, 467 pessoas.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…