A Paraíba o tempo todo  |

Centro de Hemodiálise do HRC põe fim aosdeslocamentos de pacientes atrás de tratamento

 

 

A população de 15 municípios que compõem a microrregião de Cajazeiras, no sertão paraibano, já se considera bastante favorecida pelo serviço de hemodiálise implantado no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC). Inaugurado há apenas quatro meses, o Centro de Hemodiálise da unidade de saúde cajazeirense atende a 33 pacientes, que agora não precisam mais percorrer vários quilômetros para se submeter ao tratamento antes disponível apenas na cidade de Sousa.

Vicente Feitosa Neto, de 61 anos de idade, é um desses pacientes que até pouco tempo era obrigado a viajar até Sousa para se submeter às sessões de hemodiálise que tem que fazer em dias alternados da semana. Hoje, diz ele, é uma alegria ter o serviço bem próximo de casa. “É muito bom não ter que viajar para fazer uma sessão dessas, que além de desgastante, principalmente para uma pessoa da minha idade, é demorada, porque cada sessão dura quatro horas”, disse ele, ressaltando que agora não se cansa mais como antigamente.

Para ele, que passou dez anos se deslocando até Sousa, não tem nada melhor do que ter o tratamento à sua disposição em sua própria cidade. “A direção do HRC está de parabéns pela implantação do Centro de Hemodiálise e pelas diversas melhorias que realizou na unidade”, afirmou o paciente, elogiando a iniciativa da direção do HRC que, em pouquíssimo tempo de administração, reformou toda a estrutura do Hospital e ainda ampliou a oferta de diversos serviços oferecidos na unidade, desde tratamentos até exames que antes não eram possíveis serem realizados no Hospital.

De acordo com a coordenadora do Centro de Hemodiálise do HRC, Ana Emília Oliveira de Araújo, além do Sr. Vicente, o HRC atende mais 32 pacientes renais que realizam suas sessões em um dos quatro turnos disponíveis no Centro. Ela explica que a estrutura montada no HRC é composta por 10 máquinas e que o Centro de Hemodiálise está pronto para receber até 40 pacientes, já que funciona durante quatro turnos e pode receber até dez pessoas por vez. “Já temos, inclusive, o restante desses pacientes cadastrados e que em breve também estarão no HRC realizando seu tratamento”, adiantou a coordenadora, destacando que sete pacientes das cidades de São João do Rio do Peixe e Triunfo, polarizadas por Cajazeiras, estão finalizando os trâmites referentes às suas transferências do Hospital de Sousa para o Hospital Regional de Cajazeiras”.

Para o diretor geral do Hospital, médico Antônio Fernandes Filho, o Centro de Hemodiálise foi uma grande conquista para o HRC e para toda a população não apenas de Cajazeiras, mas de todas as 15 cidades polarizadas pela cidade e mais alguns municípios do Ceará e do Rio Grande do Norte que também se utilizam do serviço. “Temos muito a comemorar com o fim da triste realidade dos pacientes renais que tinham que viajar a cada dois dias para fazer suas sessões e isso foi modificado graças ao investimento do governo José Maranhão, através da Secretaria de Saúde, e da nossa vontade de desenvolver e melhorar essa unidade, inclusive ampliando seus serviços”, destacou o diretor, lembrando que para viabilizar esse serviço foram investidos R$ 220 mil na reforma da estrutura física, além da instalação de dez máquinas de hemodiálise.

Antônio ressalta também o investimento na equipe que atua no Centro de Hemodiálise. “Lá temos uma equipe multifuncional, formada por médicos, técnicos, enfermeiros, psicólogos, atendentes, dentre outros da mais alta competência, que receberam capacitação e garantem um atendimento de altíssima qualidade aos pacientes”, disse o diretor, citando as cidades atendidas pelo HRC, que são: Bernardinho Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, Santarém, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo, Uiraúna.
 

 

 

Secom PB

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe