Centro do Diagnóstico do Câncer da Paraíba passa a atender homens; veja detalhes

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) abre, na próxima quinta-feira (10), às 9h, a campanha Novembro Azul no Centro Especializado do Diagnóstico do Câncer (CEDC), com consultas especializadas com urologistas, toque retal e ultrassonografias, na prevenção do câncer de próstata e no cuidado da saúde do homem como um todo.

Esta será primeira vez que o CEDC vai oferecer atendimento ao homem. “Nós ofertaremos, a partir do Novembro Azul, todo atendimento referente ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com isso, passaremos a realizar, além dos diagnósticos de câncer de mama, colo de útero e tireoide, o de próstata também, que permanecerá como rotina do nosso serviço após a campanha. Será uma ótima oportunidade dos homens cuidarem de sua saúde”, afirmou a diretora geral do CEDC, Roseane Machado.

“Aproveitamos o Novembro Azul para oferecer esse serviço voltado ao homem que continuará, após a campanha, servindo de referência para todo estado. Com isso, estaremos reforçando o cuidado integral ao homem nos 223 municípios paraibanos”, disse a secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega.

Durante o Novembro Azul, o atendimento no CEDC será para homens com idade a partir de 50 anos, de segunda a sexta-feira, com início às 7h da manhã. O agendamento será por meio da Regulação Estadual, pelos municípios, mediante apresentação dos resultados de PSA alterado e exames de imagem (ultrassonografia, tomografia, entre outros), para avaliação junto ao urologista. O CEDC fica na Av. Epitácio Pessoa, nº 600, Torre, na capital.

“Para o agendamento, o usuário deverá buscar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município, para a realização dos exames preliminares (PSA, ultrassonografia, tomografia, etc). Após a avaliação, se for identificada a necessidade, o usuário será encaminhado para o CEDC”, explicou o coordenador da Saúde do Homem da SES, Hélio Soares.

Hélio reforça ainda a importância dos municípios realizarem ações educativas nas suas unidades, como também a busca ativa dos homens na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (a partir de 50 anos), e a extensão dos horários de atendimento nas unidades, se for o caso, estabelecer um atendimento no horário noturno, das 19h às 21h, propiciando ou viabilizando o acesso dessa população que em sua maioria está inserida no mercado de trabalho.

As doenças que mais afetam os homens são infarto agudo do miocárdio; fatores externos (acidentes/violência por arma de fogo ou arma branca); diabetes mellitus; pneumonia e acidente vascular cerebral hemorrágico. Dentre as neoplasias (câncer) malignas, estão a da próstata, brônquios e dos pulmões, estômago, fígado e vias biliares intra-hepáticas e da cavidade oral/traqueia.

O Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em sua estimativa 2020 – Incidência do Câncer no Brasil, aponta que, na Paraíba e em João Pessoa, os principais tipos de câncer que incidem na população são próstata em homens, mama e colo do útero em mulheres, além de traqueia, brônquios e pulmão, colón, e reto, estômago, cavidade oral, laringe, bexiga, esôfago e ovário. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Para que ocorra a diminuição da mortalidade por câncer de próstata, torna-se de extrema importância o incentivo à população masculina no que se refere à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como o autocuidado. A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é essencial, e este é realizado através do toque retal e da dosagem do PSA no sangue onde se pode avaliar a próstata.

O tratamento do câncer pelo SUS na Paraíba é realizado no Hospital Napoleão Laureano e Hospital São Vicente de Paulo, em João Pessoa; no Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), no Hospital Universitário Alcides Carneiro – HUAC, em Campina Grande, e no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, na Unidade de Oncologia do Sertão – Hospital do Bem, em Patos.

Além dos serviços oferecidos pelo CEDC, o Hospital do Bem, em Patos, estará também durante todo o mês intensificando consultas com especialistas e exames e promovendo palestras educativas durante os atendimentos. Dentro da programação, a SES ainda estimulará os 223 municípios paraibanos a realizarem ações e estará dando total apoio técnico durante as atividades.

Da Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Empreendedor Paulo Júnior recebe o Título de Cidadão Pessoense

A Câmara Municipal de João Pessoa realizou sessão solene, na Casa de Recepções Maison Blu’nelle,…

25 de novembro de 2024

O STF e a destruição da Lava Jato

Nesse domingo, o jornal The New York Times publicou um editorial sobre o desmonte da…

25 de novembro de 2024

Leo Bezerra assume prefeitura de João Pessoa após Cícero Lucena sair de licença

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), se licenciará do cargo, nesta segunda-feira (25),…

25 de novembro de 2024

Orsi promete “convocar diálogo nacional” em discurso de vitória no Uruguai

Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez, 57, foi eleito neste domingo (24) o novo presidente do…

25 de novembro de 2024

Sport e Ceará estão de volta à primeira divisão do Brasileiro; NE pode ter 5 representantes em 2025

O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…

25 de novembro de 2024

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 17 mortos em Alagoas

Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…

25 de novembro de 2024