Categorias: Saúde

Cerca de 1,2 mil casos de tuberculose são diagnosticados por ano na PB

PUBLICIDADE

Na Paraíba, são diagnosticados cerca de 1,2 mil casos de tuberculose por ano. Principal sintoma é tosse persistente por mais de duas semanas.

 

Em tempos de covid-19, as síndromes respiratórias têm levantado o alerta da população ao menor indício de sintoma gripal. Uma delas é a tuberculose, doença infectocontagiosa em que se registravam os maiores números de mortes de indivíduos, antes do surgimento do vírus SARS-CoV-2. No mês em que é lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março), o pneumologista Agostinho Neto, do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), informa que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem evitar sequelas crônicas e a morte.

A tuberculose (TB) é uma infecção bacteriana grave, provocada pela microbactéria Mycobacterium tuberculosis, ou Bacilo de Kock, que atinge diretamente o pulmão e, dependendo da forma, também pode se instalar em outros órgãos, como ossos, sistema nervoso e intestinos. Embora não seja nova, a doença ainda é um problema de saúde pública mundial.

Segundo Agostinho Neto, o principal sintoma é tosse persistente por um período acima de duas semanas. Também são sinais muito comuns febre registrada no período da tarde e perda de peso. “A tuberculose é uma doença de evolução mais lenta, que começa a ser uma suspeita diagnóstica após duas ou mais semanas de tosse. A doença pode progredir por semanas ou meses. Já a covid é uma doença aguda, que evolui rapidamente para a cura ou agravamento, em duas a três semanas, e tem como grande marcador de gravidade a falta de ar”, explicou o pneumologista.

Antes do surgimento da covid-19, a tuberculose era a infecção respiratória que mais matava em todo o mundo. Mesmo que a maioria das pessoas acredite se tratar de uma doença do passado, a TB está presente e ainda é responsável por cerca de cinco mil mortes por ano no Brasil. Na Paraíba, são registrados entre 1.100 e 1.200 casos de tuberculose por ano, com cerca de 70 mortes anuais. A estimativa é de que cerca de 4 milhões de indivíduos morrem anualmente por infecções do trato respiratório inferior, e considera-se que aproximadamente 1,4 milhões morrem unicamente devido à tuberculose.

Como pode provocar sequelas pulmonares crônicas e até mesmo a morte, o pneumologista alerta que é importante o diagnóstico precoce e o tratamento correto pelo período necessário (que chega a seis meses), conforme orientação médica. O tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde. Na maioria das vezes, a medicação utilizada é um composto de quatro drogas: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.

O Ambulatório de Pneumologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley atende pacientes regulados pela rede de atenção à saúde e tem um papel importante na investigação de alguns casos específicos de tuberculose. No entanto, a referência estadual é o Hospital Clementino Fraga. A enfermeira Joyce Abrantes, do Ambulatório de Pneumologia, explica que todos os casos novos devem ser notificados à Vigilância Epidemiológica, pois a doença é de notificação compulsória.

Como prevenir – A vacina BCG, ofertada pelo SUS e disponível nos postos de saúde, protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. O emprego de medidas de controle de infecção, muito lembradas atualmente por conta do coronavírus, também é bem-vindo para evitar a tuberculose, tais como: manter ambientes ventilados e com entrada de luz solar; proteger boca com o antebraço ou com um lenço ao tossir e espirrar; e evitar aglomerações. Não fumar também é uma das formas de prevenção.

 

Redação com HULW

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024