Categorias: Saúde

CG: atendimentos de casos suspeitos de covid-19 vão passar da UPA para o Pedro I

PUBLICIDADE

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, informou que o atendimento inicial aos pacientes com suspeita da covid-19 vai migrar da Unidade de Pronto Atendimento do Alto Branco, para o Hospital Municipal Pedro I.

O objetivo dessa medida é retomar os atendimentos a outros perfis de pacientes, na UPA, e centralizar os pacientes com suspeita do novo coronavírus no hospital. Essa mudança no fluxo de atendimento só está sendo possível, graças à diminuição no número de pacientes internados no Pedro I.

“Vamos trazer todo o serviço de atendimento inicial para o Pedro I, que vai passar a fazer toda essa triagem e a UPA vai voltar a realizar os atendimentos rotineiros de clínica médica geral, pediatria, oftalmologia, ortopedia e outras especialidades porque, afinal de contas, as pessoas estão precisando desses outros atendimentos”, disse Romero.

A mudança ocorre a partir do dia 17 de agosto, quando o hospital já passa a receber os pacientes com suspeita. “Com isso, todos os pacientes com síndrome respiratória, ou seja, com falta de ar, tosse e outros sintomas da covid-19, devem passar a procurar o Hospital Pedro I, e não mais a UPA”, explicou o secretário municipal de Saúde, Filipe Reul.

A UPA, porém, vai realizar um processo de transição, para não deixar de atender os pacientes que, porventura, procurarem a Unidade, em vez do hospital. “Vamos criar dois fluxos na UPA Alto Branco, até o final do mês. Um para pacientes de outras patologias e outro para atender aqueles com sintomas da covid-19 que, por acaso, forem até lá”, disse o diretor da UPA Alto Branco, médico Giovanny Roncally.

A UPA tem apresentado uma leve queda no número de atendimentos semanais. Isto também se dá pela descentralização do atendimento aos pacientes com suspeita de covid-19. A testagem rápida está sendo realizada em 15 Unidades Básicas de Saúde. Além disso, o Hospital Municipal Pedro I tem apresentado uma baixa taxa de internação, ficando abaixo dos 40%.

Na última semana, o número de altas médicas foi superior ao de admissões de novos pacientes, pela primeira vez, desde o início da pandemia. Foram quase 50 altas e 44 admissões.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

NIS FINAL 7: pagamentos do Bolsa Família nesta terça-feira (26)

A CAIXA inicia nesta terça-feira, dia 26 o pagamento do Bolsa Família referente ao mês…

26 de novembro de 2024

Ministro da Casa Civil diz que governo repassou recurso para Exército manter Operação Carro-Pipa

Programa retomado. Um dia após a suspensão do abastecimento feito por meio de carro pipa,…

26 de novembro de 2024

Prévia da inflação oficial sobe para 0,62% em novembro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da…

26 de novembro de 2024

Cícero trata da liberação de recursos do Governo Federal para JP na área da Educação

Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa,…

26 de novembro de 2024

Nota Cidadã sorteia carro zero quilômetro para compras com notas fiscais em dezembro

Pelo segundo ano consecutivo, o Nota Cidadã terá um prêmio extra no mês de dezembro:…

26 de novembro de 2024

Justiça condena Facebook após ONG de proteção animal da PB perder conta em rede social

O Facebook foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais após uma ONG…

26 de novembro de 2024