O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, determinou o protocolo para uso de Hidroxicloroquina em pacientes com estágio inicial da Covid-19 na cidade.
De acordo com o gestor municipal, a decisão foi tomada durante uma reunião com o secretário Filipe Reul, da Saúde Municipal.
“Trata-se de um protocolo que tem apresentado resultados positivos em estados como Pará, Maranhão e Piauí, com notáveis vantagens para os pacientes e também por diminuir o risco de colapso ao nosso sistema de Saúde” declarou.
O tratamento inicial com a cloroquina deve ser realizado com os pacientes que procurarem a UPA do Alto Branco, a porta de entrada do sistema na cidade. Eles receberão um coquetel de medicamentos que inclui a medicação, informou o secretário Filipe Reul.
Se o paciente seguir para o próximo estágio do fluxo de atendimento, realizado no Hospital Pedro I, no bairro de São José, o paciente continuará a ser medicado com o coquetel, sendo liberado para casa sob monitoramento da equipe da Saúde Municipal.
A intenção ainda segundo Reul, é que, com esse novo protocolo, a cura seja acelerada e não haja ocupação por tempo demasiado dos leitos de internação.
O alerta feito pelo próprio secretário é de que a aplicação do coquetel só ocorrerá com base em alguns critérios, que levam em conta a não inclusão no rol dos contemplados as grávidas, cardiopatas e outras condições especiais de Saúde dos pacientes.
PB Agora