Categorias: Saúde

Clínico geral destaca perigos de não se tomar a quantidade de água diária recomendável para o organismo

PUBLICIDADE

Tomar água ajuda a manter o organismo hidratado, regula as funções corporais, melhora a textura da pele e cabelos e contribui para o bom funcionamento dos rins. Porém, muita gente não consegue ingerir a quantidade suficiente por dia, o que pode trazer sérias consequências para a saúde, como desidratação e alterações renais.

 

O clínico geral Romário Rodrigues destacou que a falta de água compromete várias funções do organismo, entre elas, dos rins. Já a nutricionista do Ministério da Saúde, Heloísa Helena Espínola, lembrou que não adianta tomar suco ou refrigerante. “A água é indispensável e insubstituível e a desidratação pode levar à morte, principalmente crianças e idosos”, alertou.

 

A doutoranda em Letras, Janile Pequeno Soares, 31 anos, sabe muito bem da importância da água para o corpo, mas para ela é difícil colocar isso em prática. “Tomar água é um desafio diário. Eu esqueço. Não sinto sede”, admitiu. No treino, ela chega a ingerir 300 ml, além dos suplementos, mas para por aí. O problema se acentuou nos últimos cinco anos, e a estudante já sente os efeitos de beber pouca água, entre eles, olhos e cabelos ressecados.

 

“Tenho um metabolismo acelerado e sei que é ruim por isso também. Sinto os olhos ressecados e uso colírio para hidratar, até porque leio muito e passo bastante tempo no computador. Em relação ao cabelo, a cabeleireira sempre fala que absorve rápido o creme e esse é um sinal da falta de água”, constatou. “Tenho a plena consciência da necessidade de tomar água. A questão é que é realmente muito difícil para mim”, relatou.

 

As consequências, conforme o clínico Romário Rodrigues, começam a ser percebidas aos poucos. “Quem tem hábito intestinal mais lento, é constipado, isso vai se acentuar. Quem tem diabetes e hipertensão, tem maior risco de sofrer de problemas renais, e a não ingestão hídrica como indicado, piora o quadro. Também há o risco de infecções urinárias, porque não faz a diurese para limpar o canal urinário. Com isso, há proliferação de bactérias que podem causar a infecção. Em relação à pele e cabelos, o melhor hidratante é a água, que atua de dentro para fora, deixando o aspecto mais saudável e viçoso”, acrescentou.

 

 

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

O relatório da Polícia Federal

1) O relatório da Polícia Federal trouxe dados concretos sobre a execução de atos preparatórios…

27 de novembro de 2024

João Pessoa sedia dias 28 e 29 o XII Encontro Nacional do COJEPE – Colégio Permanente de Juristas da Paraíba

A capital paraibana sediará, nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o XII Encontro…

27 de novembro de 2024

Acidente com caminhão-tanque causa interdição total na BR-101 e gera longos congestionamentos

Um acidente envolvendo um caminhão-tanque foi registrado na manhã desta quarta-feira (27) na BR-101, no…

27 de novembro de 2024

Campina Grande recebe carro-pipa de conjunto de máquinas de R$ 5 milhões conseguido por Veneziano, em parceria com a Codevasf

A cidade de Campina Grande foi contemplada nesta terça-feira (27) com um carro-pipa, através de…

27 de novembro de 2024

João Azevêdo cumpre agenda nesta quarta em Campina Grande

Um mês após o segundo turno das eleições municipais, o o governador João Azevêdo (PSB),…

27 de novembro de 2024

Cabedelo divulga resultado final do chamamento público para credenciamento de quiosques em praias

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), divulgou o…

27 de novembro de 2024