Categorias: Saúde

CMCG realiza Sessão para discutir sobre o Hospital Pedro I ; vereadores querem detalhes

PUBLICIDADE

CMCG realiza Sessão para discutir a municipalização do Hospital Pedro I e vereadores cobram detalhes do projeto

 

 Com a presença da secretária de Saúde Lúcia Derck,e do presidente do sindicato dos médicos de Campina Grande, a Câmara Municipal de Campina Grande, realizou nesta terça-feira (26) uma sessão especial, para discutir a municipalização do Hospital Pedro I, bem como debater sobre a saúde campinense. A sessão foi atendendo requerimento do vereador Napoleão Maracajá (PCdoB), aprovado na Casa.
Presidida pelo vereador Napoleão Maracajá, a sessão foi aberta com a fala da secretária de Saúde Lúcia Derck. Na Tribuna da Casa de Félix Araújo, ela destacou o trabalho desenvolvido pela secretaria de saúde do município nestes primeiros meses de gestão. Lúcia falou de sua satisfação em ser médica pediatra e principalmente, de atuar como secretária de saúde do município.

Ao se reportar ao tema da sessão, a secretária disse que seria viável para o município a construção de mais um hospital e por isto decidiu-se pela municipalização do Hospital Pedro I. “Esperamos que ao ser municipalizado, o hospital Pedro I possa oferecer um serviço de qualidade aos que precisarem” disse Lúcia Dercks.
Em sua explanação, a secretária anunciou que serão disponibilizados no hospital Pedro I leitos para as UPA´s e para o Hospital de Emergência e Traumas Dom Luiz Gonzaga Fernandes.

Em tom apelativo, a secretária disse que esperava contar com o apoio dos vereadores para que o município invista nas áreas que mais necessitam de atenção.
O representante dos funcionários do Hospital Pedro I falou sobre as necessidades da unidade e disse que a municipalização seria muito bom para a população pobre principalmente para a imagem da saúde pública em CG.

No papel de vereador da oposição, Rodrigo Ramos disse que tinha dúvidas quanto ao remanejamento do orçamento a ser destinado ao Hospital Pedro I. A secretária rebateu informando que a PMCG não iria colocar mais um leito de maternidade no Pedro I por ausência de recursos para o setor.

O Hospital Pedro I é conveniado com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através do SUS, para realizar cirurgias eletivas. No Brasil a média de espera para fazer uma cirurgia é de 05 (cinco) anos. Apesar das dificuldades enfrentadas pela população para enfrentar tais cirurgias o hospital Pedro I, está sobrando leitos, na iminência de fechar. Não podemos discutir a situação de um hospital sem contextualizar a Saúde Pública do Município. Há muito que se sabe e até mesmo se constata que a nossa saúde pública está assim: ineficiente, desmotivado e indiferente as necessidades e dos objetivos dos usuários”, frisou Napoleão.

Napoleão disse questionou como ficariam os mais de 200 servidores, alguns com mais de 25 anos de trabalho e se serão todos demitidos. “Nessa Sessão Especial queremos detectar erros possíveis e sugerir, junto com todo o Legislativo e a sociedade, o aprimoramento do serviço público da saúde, assim como manter o pleno funcionamento de uma instituição que sempre foi um símbolo de benfeitoria para nossa cidade, ressaltou Napoleão.

O prefeito, Romero Rodrigues (PSDB), anunciou) a municipalização do Hospital Pedro I, na abertura do ano legislativo, e na ocasião, deu detalhes de como o processo ocorrerá, ressaltando que está em busca de uma solução para que os funcionários da unidade, principalmente os que têm mais tempo de serviço, não sejam demitidos.

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Arthur Lira critica indiciamento de Cabo Gilberto pela Polícia Federal e defende imunidade parlamentar

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou na terça-feira (26) o indiciamento…

28 de novembro de 2024

João Azevêdo vai novamente a Brasília e recebe garantia de ministro para os recursos da operação carro-pipa

O governador João Azevêdo se reuniu, na tarde desta quinta-feira (28), em Brasília, com o…

28 de novembro de 2024

Paraíba tem saldo positivo de emprego formal pelo 8º mês consecutivo

O mercado de trabalho da Paraíba segue em alta neste ano e registra pelo 8º…

28 de novembro de 2024

Presidente do PT-PB destaca justiça social no pacote econômico de Lula e dispara contra reação do mercado: “Tô me lixando”

O pacote econômico anunciado pelo governo Lula na noite dessa quarta-feira (27) gerou reações divididas…

28 de novembro de 2024

PRF prende caminhoneiro foragido da Justiça após abordagem na BR-230, em Ingá

Na noite desta quarta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Paraíba prendeu um caminhoneiro…

28 de novembro de 2024

REFORMA ADMINISTRATIVA: Vereador do PP coloca nome à disposição para pasta da Segurança em JP: “Tenho capacidade”

O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…

28 de novembro de 2024