O Colegiado de Saúde na Paraíba publicou uma nota, no final da noite de ontem (22), recomendando o uso de máscaras em ônibus, trens, escolas e em outros ambientes fechados. O anúncio veio após o aumento de casos de Covid-19 em todo o Brasil.
O documento também alerta para o aumento de casos de mais doenças respiratórias no estado devido a sazonalidade desse tipo de doença, que faz com que esta seja uma época propícia para a propagação destes vírus.
Veja todas as recomendações e o retorno obrigatório do uso de máscara na Paraíba.
1. A população a completar o esquema vacinal e doses de reforço de todos os indivíduos elegíveis conforme recomendação do Programa Nacional de Imunização, sendo esta a principal medida de controle. Pesquisas relatam queda de nível dos anticorpos alguns meses após as duas primeiras doses, assim como após a infecção natural pelo SARS-CoV-2. Destaca-se que a terceira ou dose de reforço proporciona o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, o chamado ‘Booster Vacinal’- reforço, reduzindo a chance de infecção ou reinfecção.
2. Utilzação de máscara por toda a população em ambientes fechados – Nos ambientes fechados (repartições públicas e privadas, shopings, escritórios, comércios, salas de aula, academias, escolas e instituições de ensino) com grande circulação de pessoas.
3. Pessoas com suspeita de COVID-19 ou outros quadros gripais não frequentem locais públicos ou privados, devendo ser orientadas a procurar atendimento em unidade de saúde, sempre usando máscaras cobrindo corretamente nariz e boca.
4. Todo contactante de pessoas confirmadas com COVID-19 utilizem máscaras por dez dias, contados a partir do último contato.
5. Utilzação de máscara no público de pessoas do grupo de risco, como
imunossuprimidos, com comorbidades, idosos e gestantes (com ou sem
comorbidades).
6. Utilzação de máscara no público de pessoas não vacinadas, ou com vacinação incompleta.
7. Utilzação de máscara no público de trabalhadores e /ou colaboradores, voluntários e visitantes das casas de acolhimento, asilos, abrigos, berçários, etc.
8. Utilzação de máscara no público de transportes públicos como ônibus e trem e, seus respectivos locais de acesso, como estações e pontos de embarque.
9. Utilzação de máscara no público escolar. Além disso, manter as ações previstas no
Plano Novo Normal para Educação da Paraíba – PNNE/PB e a atuação dos comitês escolares de crise no que se refere as ações de prevenção, monitoramento dos casos e apoio para as ações de vacinação e que promovam atividades de ensino do uso adequado das máscaras, protocolo sanitário e outras medidas de prevenção, incluindo conscientização sobre a importância da vacinação.
10. Manutenção de medidas sanitárias como a higienização das mãos e a priorização de ambientes com ventilação adequada, especialmente em lugares fechados.
11. As instituições públicas e privadas monitorem os colaboradores com sintomas gripais e realizem o isolamento domiciliar em caso de suspeita de coronavírus.
12. Instituições públicas e privadas acompanhem os cartões de vacinação contra COVID dos colaboradores para avaliação da terceira e quarta dose.
Da Redação
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…