O início do ano sempre é motivo de preocupação para aqueles que trabalham no Hemocentro da Paraíba, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), que, a exemplo dos anos anteriores, vem sofrendo uma redução nos estoques de sangue – devido à queda acentuada das doações – e, por isso, está fazendo um apelo para que população compareça e faça a doação de sangue. Nestes primeiros dias do ano, o Hemocentro Coordenador de João Pessoa tem registrado uma média de 100 doações por dia, quando é necessário ter, no mínimo, 180 doações por dia para atender os serviços de transfusão nos hospitais e unidades públicas e privadas de saúde no Estado.
O Hemocentro Coordenador de João Pessoa da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados.
A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, explica que é extremamente importante a presença dos voluntários. “O sangue não pode ser fabricado e é insubstituível. Os pacientes que precisam só conseguem graças à generosidade de quem doa. Nessa época do ano temos uma grande preocupação, pois com os períodos festivos, as férias e a incidência de viroses e dengue, a tendência é diminuir os estoques ainda mais. Falta doador, mas a demanda de sangue é constante e por isso é importante que a população faça a doação para garantir o estoque“, pontuou.
A diretora ressalta ainda que o Hemocentro da Paraíba possui unidades de coleta distribuídas em todo o Estado. Além do Hemocentro da capital, é possível doar nos hemonúcleos instalados nos municípios de Guarabira, Patos, Cajazeiras, Sousa, Piancó e Itaporanga, além do Hemocentro Regional em Campina Grande.
O Hemocentro também conta com um moderno ônibus para realização de coletas externas itinerantes. A Unidade Móvel de Coleta percorre o território paraibano com o objetivo de se aproximar do doador e ampliar a oferta do serviço. A Unidade de Coleta Itinerante pode ser solicitada pelo e-mail hemocentrodaparaiba@yahoo.com.
Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo pai ou a mãe) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Secom-PB
A região Nordeste do Brasil continua se consolidando como um dos principais polos turísticos do…
O Ministério da Saúde informou que acompanha “atentamente” o surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado…
Com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a segurança da população, a Defesa Civil…
O Presidente em exercício do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participa nesta quarta-feira…
Uma dúvida frequente sobre a Carteira de Identidade Nacional (CIN) é se ela tem data…
O diretor do Hospital Padre Zé, Padre George Batista, revelou nesta terça-feira (7) que os…