O Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (23), a distribuição de novas doses de vacinas contra a Covid-19 para quatro estados: Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Os estados estavam sem o imunizante, mas, segundo o Ministério, 1,2 milhão de doses serão enviadas para reabastecer os estoques.
De acordo com o Governo Federal, a previsão é que até a próxima sexta-feira (25) todos os estados brasileiros já estejam com os estoques regularizados. Além disso, o Ministério informou ter adquirido mais 69 milhões de doses, o que garantirá o fornecimento de vacinas pelos próximos dois anos.
Na Paraíba, além da falta de imunizantes contra a Covid-19, também houve desabastecimento de vacinas contra varicela (catapora). O Governo Federal fez uma aquisição emergencial de 2,7 milhões de doses, com previsão de chegada das primeiras remessas em novembro. Paralelamente, há um processo de compra regular em andamento. Quanto à vacina contra febre amarela, 6,5 milhões de doses devem ser entregues também em novembro.
Entenda a crise
A Secretaria de Saúde da Paraíba informou que o estado estava sem estoque de vacinas contra varicela, febre amarela e Covid-19. A pasta aguardava o envio dos imunobiológicos pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para restabelecer a distribuição aos 223 municípios paraibanos.
Redação