Com uma equipe de profissionais especializados e equipamentos modernos, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) conta com um Laboratório de Análises Clínicas próprio, apto a realizar vários tipos de exames laboratoriais clínicos. A agilidade e precisão do serviço contribuem para o tratamento do paciente de forma mais rápida e segura. Bastante demandado, o laboratório realizou 125 mil exames em 2022, o que corresponde a uma média mensal de mais de 10 mil procedimentos.
O setor atende predominantemente os pacientes internos para cirurgias eletivas e do pós-operatório, tanto das unidades de terapia intensiva (UTI) como das enfermarias. O laboratório ainda dá suporte ao ambulatório de pré-operatório, que atende os pacientes regulados pela rede de saúde para realizarem suas cirurgias no HMSI. Isso inclui os pacientes do programa Opera João Pessoa.
A bioquímica Patrícia Urquiza Lundgren Bolognini, coordenadora do Laboratório do Hospital Santa Isabel, afirma que mesmo diante de tantos desafios pós-pandemia, o laboratório conseguiu manter um excelente atendimento tanto para os pacientes internos quanto para os usuários externo do pré-operatório. “Ampliamos o serviço com a reestruturação do setor de microbiologia para atendimento da rede hospitalar municipal, realizando exames de culturas bacteriológicas com automação e concentração inibitória mínima, fornecendo ao médico ferramentas para a melhor escolha do tratamento de infecções”, ressaltou.
Existe no hospital uma rotina diária de coleta de exames para os pacientes internos. Porém, a qualquer momento, o médico assistente, caso ache necessário, faz nova solicitação via sistema gerenciador hospitalar ou por requisição manual. Dessa forma, um colaborador vai até a unidade solicitante e realiza a coleta do sangue do paciente.
Entre os exames laboratoriais processados no laboratório estão os de rotina, como hemograma; coagulograma; dosagens bioquímicas (glicemia, perfil hepático, perfil renal e ionograma, entre outros parâmetros sanguíneos), além de sumários de urina e testes rápidos diversos, incluindo o teste que detecta a Covid-19 e culturas bacteriológica em geral (hemocultura, urocultura e culturas de materiais diversos).
Exames mais complexos, como dosagens hormonais, exames imunológicos, sorologias, biologia molecular, entre outros, são coletados no HMSI e encaminhados para os Laboratórios Centrais (Municipal e Estadual).
Funcionamento – O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Municipal Santa Isabel funciona 24 horas por dia, com 33 profissionais responsáveis pela realização do serviço. O quadro é composto por 9 bioquímicos, 4 biomédicos e 17 profissionais de nível técnico, incluindo técnicos em laboratório e de enfermagem, além de um profissional de apoio e dois auxiliares administrativo/recepcionista.
Ainda estão sob a responsabilidade do laboratório as gasometrias, que são exames realizados dentro das unidades de terapia intensiva. Gasômetros são equipamentos de medição de trocas gasosas e outros parâmetros.
PB Agora
Um mês após o segundo turno das eleições municipais, o o governador João Azevêdo (PSB),…
A Polícia Federal (PF) concluiu que a disseminação de narrativas golpistas durante o governo do…
Preciso no ataque e "impecável" na defesa. O Botafogo venceu o Palmeiras, por 3 a…
A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro fugiria do país caso…
O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…
Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…