A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Com técnicas avançadas, Hospital Santa Isabel reúne especialistas do país e realiza cirurgias bariátricas complexas

Referência no tratamento de pacientes com obesidade grave, o Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizou com sucesso, na tarde desta sexta-feira (12), cirurgias bariátricas em cinco pacientes inscritos no programa. A realização dos procedimentos ocorreu dentro da programação do Metabólica Jampa 2024, evento pioneiro organizado pelo serviço da unidade hospitalar e que reuniu profissionais de renome nacional.

Foram oferecidas aos pacientes o que há de mais avançado e mais recente para casos graves de obesidade, destacou o cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, que coordena o Serviço de Cirurgia Bariátrica do hospital. “Foram cinco cirurgias muito bem-sucedidas e executadas. A gente trouxe para João Pessoa uma discussão de altíssimo nível científico sobre cirurgia bariátrica metabólica, sobre tratamento cirúrgico da obesidade e oferecemos aos pacientes do programa de cirurgia bariátrica do Hospital Santa Isabel o que há de melhor, de mais avançado e mais recente em cirurgias para quadros graves de obesidade. Foi uma tarde muito produtiva que vai marcar o nosso serviço”, disse.

A diretora-geral do Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, comemorou o sucesso do Metabólica Jampa 2024. “Foram demonstradas aqui técnicas cirúrgicas avançadas, além de equipamentos de anestesia de ponta. O Santa Isabel está na vanguarda dessas cirurgias e técnicas modernas que beneficiam os nossos pacientes”, disse.

Mais de 20 cirurgiões bariátricos participaram das cirurgias, além de diversos profissionais, como anestesistas e enfermeiros. Três salas cirúrgicas foram utilizadas exclusivamente para os procedimentos.

Entre os profissionais estavam médicos que desenvolveram técnicas importantes e têm histórico na Paraíba, como o cirurgião Augusto Almeida Júnior, um dos pioneiros em cirurgia bariátrica no Estado. Ele parabenizou o hospital pela realização do evento. “Temos profissionais hoje aqui de todo o país. O Santa Isabel está de parabéns por este curso teórico-prático, onde a primeira parte foi a discussão dos casos dos pacientes que foram operados. Pela manhã discutimos a melhor cirurgia, a melhor técnica para cada um dos pacientes. Foram cirurgias complexas e tudo ocorreu muito bem”, frisou o médico.

O cirurgião Juliano Canavarros, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que atualmente ocupa a vice-presidência da entidade – ele assume em janeiro de 2025 a presidência -, participou das cirurgias. Além de estimular o conhecimento científico, essa iniciativa, afirmou, ajudou os usuários da rede municipal de saúde que precisavam dos procedimentos. “Parabéns à Paraíba, a João Pessoa, por estar estimulando o conhecimento científico e ajudando pessoas que precisam ser operadas. É fantástica a iniciativa do Hospital Santa Isabel. Estamos aqui quase que fazendo um esquenta para o que vai acontecer em outubro”, disse o médico, informando que João Pessoa vai sediar, de 23 a 25 de outubro, o Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do país.

Outro participante, o cirurgião do aparelho digestivo Luis Antônio Fonseca destacou a relevância dos temas discutidos e dos procedimentos realizados. “Foi um encontro onde apresentamos técnicas novas, com resultados diferenciados, fazendo com que exista mais segurança para o paciente e mais efetividade dos procedimentos cirúrgicos”, garantiu.

O cirurgião bariátrico Luis Fernando Córdova ressaltou o caráter social do Metabólica Jampa 2024 promovido pelo Hospital Santa Isabel. “Além do benefício científico para todos nós que estamos aprendendo com a experiência de vários colegas do Brasil, você beneficia pacientes. São pacientes do SUS, que estavam na fila, esperando. Então, tem um caráter muito social nesse tipo de evento. E são casos extremos. Não são aqueles pacientes do dia a dia, que têm obesidade moderada ou grave. São pacientes com super obesidade”, declarou.

Vida com mais qualidade – O profissional autônomo Paulo Azevedo, de 37 anos, foi um dos pacientes beneficiados com a realização do procedimento. Enquanto se preparava para entrar no bloco cirúrgico, Paulo demonstrava ansiedade e esperança de uma vida com mais qualidade.

“Estou me preparando há 4 meses para a cirurgia, mas já esperava há muito tempo por esta oportunidade. Tive acompanhamento de vários profissionais do Santa Isabel, como com a psicóloga que me ajudou muito a ter mais calma e me preparar mentalmente para o procedimento. Também fui acompanhado por uma nutricionista e endocrinologista e finalmente chegou o dia. Estou muito ansioso, mas com a certeza de que ganharei mais qualidade de vida após a bariátrica”, disse.

Após o procedimento, todos os pacientes foram encaminhados, por segurança, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Eles devem deixar o hospital no domingo (14).

Evento – O Metabólica Jampa 2024 foi uma parceria da Prefeitura de João Pessoa, por meio do Hospital Santa Isabel, com a Unimed João Pessoa e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe