Começa campanha de vacinação contra a influenza em toda a Paraíba

PUBLICIDADE

Em meio a uma epidemia de dengue cujos sintomas podem confundir a população com outras doenças, começa nesta segunda-feira (18), em todo o território da Paraíba, a campanha de vacinação contra a influenza de 2024.

A expectativa é que, com a vacinação massiva da população, ocorra uma redução das complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A meta é que ao menos 90% do público alvo seja vacinado.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), resolveu antecipar o início da mobilização por causa de uma “tendência de crescimento” no número de casos. A campanha se estende até 31 de maio e o objetivo é que é de 1.550.252 pessoas sejam imunizadas.

O público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas.

Também podem tomar a vacina, as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente de idade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A SES confirma que a Paraíba já recebeu as doses da vacina e está repassando os diferentes lotes para os municípios. Os 223 municípios já devem iniciar a imunização nesta segunda-feira (18) e de forma conjunta vão realizar em 13 de abril o chamado Dia D de Mobilização.

Em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai começar no dia 25 de março. Em nota, o Ministério da Saúde informou que a imunização, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, foi antecipada este ano em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

A Paraíba também iniciou a vacina contra a dengue para alguns públicos específicos. Cidades da Grande João Pessoa, como a Capital, Bayeux, Cabedelo, Conde e Santa Rita, estão começando a vacinação contra a doença.
A Paraíba recebeu 37.040 doses que foram distribuídas para 14 municípios que fazem parte da 1ª Região de Saúde do estado. Os critérios para a escolha das localidades foram porte populacional, número de casos de dengue nos últimos 10 anos e o número de casos de dengue tipo 2 nesses lugares.

SL
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024