O três helicópteros disponibilizados pelo Brasil para uma missão humanitária que resgatará reféns das Farc partiram neste domingo a algum lugar da selva colombiana para receber quatro membros das Forças Armadas que estão sequestrados, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
As aeronaves, com os emblemas da Cruz Vermelha Internacional, saíram do aeroporto do cidade de Florência, capital do departamento de Caquetá, no sul da Colômbia, por volta das 11h15 (horário de Brasília), em direção a algum ponto da selva para buscar três policiais e um soldado.
Esta é a primeira liberação unilateral de reféns em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia desde fevereiro de 2008, quando as Farc entregaram quatro políticos a uma missão humanitária liderada pela Venezuela.
As Forças Militares e de polícia suspenderam suas operações na área onde acontecerá a entrega, uma ampla região de selva com forte presença das Farc e cenário de intensas ações das tropas do governo contra a guerrilha e o narcotráfico.
Com a liberação unilateral, as Farc buscam ganhar espaço político e apoio internacional, depois de ataques realizados pelas forças de segurança terem resultado na morte de importantes líderes do grupo e no resgate de Ingrid Betancourt, segundo analistas.
Terra